segunda-feira, 30 de setembro de 2013

O primeiro professor público do Piauí

O texto abaixo é um ofício do primeiro professor público do Piauí para o Presidente da Província. Em seguida, apresentamos os manuscritos, achados no APPI.
Ilustríssimo e Excelentíssimo Senhor
Levo à mui respeitável presença de Vossa Excelência o mappa incluso da escola Publica de Primeiras Letras desta Villa, considerando-o conforme me foi ordenado na Circular de 21 de Fevereiro deste corrente anno, informando a V. Exª ser esta escola frequentada pelo nº de 32 Alunos constantes do mesmo mappa, pudendo muito bem ser pelo de 50 a 60, se não fosse a impossibilidade de seos Paes e Protetores; esta mesma cauza, e outras circunstancias tem obstado a alguns dos matriculados não tirarem todo o proveito desejável; úns por se haverem mudado deste para outro Districto, outros que residem fora lhes não fáz conta fazer a dispeza. E esta hé a báze que os priva de utimarem  suas liçoens a vista do que acho difícil a removição que V. Exª rezolverá como for servido. Levando mais a o conhecimento de V. Exª que os mesmos Paes, e Protetores cercados da maior indigência, costumão tirar da escola os filhos para diferente serviços, e quase sempre lhes faltão com os utensílios necessários para o seo a diantamento, e por conseguinte se aprezentão excessivas faltas diárias, estas se applicão em desabono aos deveres de meo Magisterio, que posto me faltem as verdadeiras luzes, a ellas suppre o desejo e o incansável desvelo que nesta parte tenho de ser útil a mocidade.
Deos guarde a V. Exª. Villa de Valença do Piauhy, 4 de Maio de 1844.
Ilustríssimo e Excelentíssimo Senhor Doutor Jozé Idelfonso de Souza Ramos.
Prezidente desta Provincia.
Reinaldo Pereira de Abreu Bacelar.
Professor.

 
 
 
 
 
Enquanto isto, os professores continuam apanhando no Rio de Janeiro (http://www.brasil247.com/pt/247/rio247/116334/Professores-denunciam-violência-em-desocupação.htm). De Anaxágoras para cá, uma história de "taca". Estamos marchando já para três milênios de taca. Qual é mesmo o motivo de tanta taca, e nós não desistirmos? A única explicação que vejo para isto é que esta lição da taca está imprópria para nós professores. Os vermes talvez a aprendam. Nós, não!