sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Por que 19 de Outubro e não 13 de Março?


07 de setembro de 1822 (Grito do Ipiranga em São Paulo). 

19 de outubro de 1822 a Câmara de Parnaíba proclamou a independência em relação a Portugal.

13 de março de 1823 ocorreu a Batalha do Jenipapo em Campo Maior.


Era muito natural que os dirigentes de Parnaíba, mormente os comerciantes que trabalhavam com importação e exportação na época proclamassem a independência, primeiro, em Parnaíba. Mas quando Fidié vai sufocar a independência proclamada, os políticos fogem para o Ceará abandonando a cidade (e certamente levando a grana que tinham).

Simplício Dias recusou ser Comandante das Armas do Piauí em 1811 por ocasião da morte misteriosa de Luís Carlos Pereira de Abreu Bacelar, o primeiro Governador de fato, da Capitania do Piauí independente da do Maranhão. Sabemos também que Simplício foi considerado um dos líderes da Confederação do Equador em Parnaíba e que saiu com seus liderados para se entregar ao filho de Luís Carlos Pereira de Abreu Bacelar em Campo Maior quando este comandava as tropas leais a D. Pedro I.

Em minha modesta opinião, a Batalha do Jenipapo é um acontecimento muito mais expressivo para se comemorar o Dia do Piauí. É e foi desde muito tempo um acontecimento de repercussão mundial tendo sido comentado pelo próprio Fidié em seu famoso livro Varia fortuna de um soldado português. E ninguém neste Mundo, salvo os povos do Iraque e do Afganistão, viram mais guerra que o Fidié.

Lossian Barbosa Bacelar Miranda.
lossian@oi.com.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários