quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Lampião e Seu Pacífico Irmão que Viveu no Piauí

Em comentário ao livro “De Olho em Lampião – Violência e Esperteza”, afirma Marcos Diego Nogueira

"No auge de sua trajetória no cangaço, Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, conseguiu com um bando de 50 homens afugentar 400 soldados que o perseguiam. O episódio deu-se no Piauí, em 1927, e ficou conhecido como a Batalha de Macambira" [http://www.istoe.com.br/reportagens/166039_LAMPIAO+PARA+INICIANTES]. 

O que geralmente se diz é que Lampião não atuou no Piauí e nem no Maranhão. Meu avô José Barbosa de Miranda, que era tropeiro e durante certo período foi comerciante ambulante ("pegou" até o apelido de "José Botão", conforme atestam registros de compra e venda no cartório de Altos-PI), conheceu e tinha até muita amizade com um irmão de Lampião, o qual, segundo ele, era uma pessoa completamente avessa a qualquer tipo de conflito.

A citação acima, apesar de controversa, possui alguma lógica quando confrontada com as informações orais que a mim foram prestadas por meu avô. Um lugar onde um dos nossos afugenta oito inimigos é ideal para morar um irmão nosso cujo objetivo é viver em paz. Foi o único irmão de Lampião, dos oito, que não entrou para o cangaço.

img.jpg http://www.istoe.com.br/reportagens/166039_LAMPIAO+PARA+INICIANTES;
http://180graus.com/geral/aos-101-anosmorre-dona-mocinha-irma-do-cangaceiro-lampiao-veja-496031.html.




https://www.google.com.br/search?q=wikipedia+degola+de+lampiao&rlz=1C1CHOL_pt-brBR406BR406&sugexp=chrome,mod%3D0&um=1&ie=UTF-8&hl=pt-BR&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi&ei=ZTiPUIqpJIj50gGwzIGgCA&biw=1280&bih=653&sei=dDiPUMwT6bvQAZiWgbAH

Acima, suposta foto de Lampião e Maria Bonita, exposição das cabeças do bando (notem que, contando-se com os dois chapéus à frente, são 13 defuntos!), Maria Ferreira Queiroz, irmã mais jovem falecida este ano. As cabeças foram enviadas para estudos no sul do Brasil e só foram enterradas décadas depois.


Lossian Barbosa Bacelar Miranda

lossian@oi.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários