segunda-feira, 28 de agosto de 2017

O SOFRIMENTO DE LULA


Fonte: https://twitter.com/lulapelobrasil

Alguns até podem se manifestar indignados contra ele, outros a favor e, outros tantos, até levarem na piada, no gracejo fácil. Mas a verdade é que Lula tem sofrido bastante. Ele tenta mostrar força, mas na verdade não tem sido mole para ele nestes últimos tempos. E tudo começou com o tal Mensalão, um sistema criado para “acalmar” os deputados inicialmente contrários a ele. Eu tive a sorte/azar de vivenciar isto desde o começo. Devido às colisões entre a democracia interna e os mandonismos, eu havia-me desfiliado do PT há pouco tempo quando ocorreu no auditório Maestrina Cloris Oliveira do IFPI, Teresina-PI, uma reunião da Direção Estadual do PT. Lá foi levantada a questão de como o PT iria enfrentar o problema de possíveis pedidos de Impedimento de seus executivos eleitos, tendo em conta o fato de o partido ter elegido poucos deputados. Como eu não era mais do partido, pedi que os dirigentes do mesmo pudessem ler as minhas opiniões. Respeitosamente, leram. Nelas eu dizia que a única saída seria enfrentar a realidade tal como ela estava, sem mascaramento algum e chamar o Povo para a rua, tal como havia feito o governador do Paraná, toda vez que houvesse pedidos tendenciosos. No Piauí o problema era sério demais, pois o PT só havia elegido três de um total de trinta. Mas o Wellington Dias, que é um dos mais hábeis políticos que o Piauí já teve, conseguiu contornar isto e até foi reeleito três vezes, com grandes chances de ir para a quarta vitória, fato inédito no Piauí. Mas o PT nacional, a julgar pelos autos do Mensalão e todas as trapalhadas do Zé Dirceu, não teve melhor sorte e estamos onde estamos. Acredito que esta é a causa objetiva de todo o drama pelo qual o PT e o Lula estão passando. É muito sofrimento dele, pois poderia ter agido de modo mais prudente em relação aos métodos adotados para manter a tal governabilidade, tanto interna quanto externa. Quando me encontro com alguns deles, dizem que só assim conseguiriam o poder. E eu fico sem argumentos para contradizer isto. Não porque eu seja burro demais, mas porque no Brasil a maioria "só quer mesmo é se arrumar", como dizia o grande humorista. Mas as desgraças estão se avolumando tanto que já tem muita gente querendo mesmo é resolver os problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários