terça-feira, 29 de agosto de 2017

DE GIRALDO A MORO, OS HERÓIS SÃO OS MORTOS


Praça do Giraldo evora
http://www.evora-portugal.com/Attractions/praca-do-giraldo-evora.html

GIRALDO E OS MORTOS
Em Floriano-Pi havia uma pequena biblioteca com livros diferenciados, a qual ficava na rua Defala Atem, na mesma rua onde morava meu avô José Barbosa de Miranda e sua esposa, dona Domingas Pereira de Miranda. Nesta biblioteca eu li uma biografia de Keppler, o grande matemático da mecânica celeste. Em certo trecho o mercenário pai de Keppler era esculhambado pela mulher que se queixava dizendo que colegas dela haviam ido como convidadas de honra para as comemorações pela vitória na batalha da qual ele havia recentemente participado. E aí ele disse: graças a Deus você não foi, senão eu estaria morto. Recentemente fui a Évora apresentar um trabalho. E lá, as rua radiais sempre convergem para a Praça do Giraldo. Como eu estive muito ocupado com o Templo de Évora e o tempo foi curto demais, e eu estive sem internet, só em Teresina tive tempo de saber que a Praça do Giraldo é uma homenagem a Geraldo sem Pavor, o grande mártir luso, um dos responsáveis diretos pela criação de Portugal. Na Europa eles têm o hábito de glorificar publicamente apenas os mártires e os já falecidos. Quando vi aquele filme que fizeram para o Lula ser distribuído Brasil afora fiquei preocupado. E de certa forma o PT deu corda. Uma coisa é fazer o registro de algo feito por alguém vivo, outra bem mais abrangente e que requer muito mais responsabilidade, é glorificar alguém vivo. Eu jamais aceitarei que ponham meu nome em algum ente público, a menos que eu adquira doença terminal.

O FILME DA LAVA-JATO
Estive preocupado com Moro em relação ao filme sobre a Lava-Jato. Mas acabo de ver, pela tentativa de entrevista que quiseram fazer com ele, que ele, de forma sistemática, não vai dar corda alguma, não vai fazer comentário algum sobre o filme ou ter qualquer tipo de envolvimento com o filme. Foi assistir para ver, inclusive, se os cineastas têm fatos novos. E foi-se embora para casa, cuidar de seu serviço (https://www.youtube.com/watch?v=ljhgIlnBlLU).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários