terça-feira, 18 de junho de 2013

Porque os protestos estão ocorrendo? / Because the protests are occurring? / Debido a que las protestas se están produciendo?



1.   Inicialmente, existe um programa de mobilização contra o capitalismo a nível mundial. E a INTERNET ajuda muito a propagá-lo (A DW alemã divulgou muito bem esta questão nestes últimos dias). 

2.   Os protestos efetivamente não são apenas contra o aumento de 0,2 reais nas passagens de ônibus. A reclamação é contra a inversão das prioridades, conforme diz acertadamente o jornal da Rússia:  

"Na segunda-feira, 17 de junho, o Brasil viveu uma nova onda de protestos. Mais de 220 mil pessoas saíram às ruas do país expressando sua insatisfação com a distribuição de recursos pelo governo. Apenas no Rio de Janeiro cerca de 30 pessoas ficaram feridas, incluindo 20 policiais". http://portuguese.ruvr.ru/2013_06_18/photo-Brasil-inundado-em-protestos-9880/. 

3.   A Copa do Mundo tem sido o "boi de piranha". De fato, o brasileiro, ainda influenciado pela cultura de colonização, muitas vezes tenta ser mais real do que o rei, e exagera. “Na copa não pode faltar ônibus, na copa não pode haver erros, na copa isto, na copa aquilo”, este é o lema cá embaixo. Enfim, o filé mignon é da copa. E o Povo, como é que fica? 

Existe um jornalista esportivo no Piauí,  o qual costuma dizer que “no Brasil futebol é coisa séria, mas política... Nem tanto!”. De fato, ele está certo. Há uma esfera pública muito ativa em relação às questões do futebol. Nenhum jornalista explica direito, jamais, porque candidato X perdeu ou ganhou a eleição. Se a compra de votos e outros tipos de corrupção foram  ou não decisivos. Mas no futebol é diferente. Os jornalistas realmente explicam tudo. A transparência do jogo é total. Coitado daquele comentarista que não explicar. Alguém já viu um político famoso servindo de comentarista contratado em alguma rede de televisão? Claro que não! Ora, o povo acompanha as coisas da copa, está muito bem informado sobre ela. E notou claramente o problema das prioridades. Porque é que na copa deve funcionar tudo “direitinho” (ônibus, hospitais, vias públicas, etc.) e agora não? O Povo tem raiva da Dilma? É Claro que não, o Povo adora a Dilma. Ela apenas estava ao lado do boi. Sei que não é coisa fácil, pois alguns “chegados” vão querer “botar medo” nela. Mas eu acho que ela devia fazer um pronunciamento o mais sincero e humilde possível à Nação Brasileira.  

Lossian Barbosa Bacelar Miranda 

lossian@oi.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários