segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

Frecheira da Lama

Informo aos interessados que divulgamos ontem em ACADEMICO.EDU o artigo "DESVENDANDO OS MISTÉRIOS DO SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DE FRECHEIRA DA LAMA EM COCAL DA ESTAÇÃO NO PIAUÍ" (https://www.academia.edu/38062387/Desvendando_os_mist%C3%A9rios_do_Santu%C3%A1rio_de_Nossa_Senhora_do_Ros%C3%A1rio_de_Frecheira_da_Lama_em_Cocal_da_Esta%C3%A7%C3%A3o_no_Piau%C3%AD). 

Correção: no lugar de chavala, leia cheval e no lugar de fazenda leia  cavalo. 

sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

Israel valorizou Bolsonaro e o recíproco, também ocorreu

Todos sabem das dificuldades que Israel tem enfrentado ultimamente em relação à sua diplomacia nos problemas palestinos. Com muito mais razão, também se sabe dos problemas políticos enfrentados por Netanyahu. Chegou-se até e cogitar que ele não viria para a posse devido aos muitos problemas na composição parlamentar vindoura. No entanto, ele já está aqui e irá para a posse. Porque tanta valorização? A resposta é simples: o Brasil tem livre trânsito nas questões diplomáticas e na administração de Graça Aranha na ONU, o atual estado de Israel foi criado. A aceitação da política israelense na Palestina por parte do futuro governo brasileiro é fato emblemático que transcende as brigas internas deles por cargos. 

quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

A saída de Mattis

Durante a crise com a Coréia do Norte, Mattis, agindo de forma muito racional e altamente profissional, em conjunção com os militares nortecoreanos, salvaram o Mundo. Pela primeira vez na história, os militares realmente se impuseram sobre os políticos e disseram claramente que não faríam uma guerra que lhes havia sido ordenada para fazer. Mattis entra para a história com esta grande façanha. É óbvio que constitui uma perda para o Governo Trump. Mais uma vez, agiu racionalmente, obedecendo as suas intuições de soldado. Mas Trump, também não está errado, se olharmos para a realidade americana como um todo. EUA é uma nação a dever mais de 20 trilhões de dólares e tem como quase única vantagem em relação a esta dívida pública monstruosa, poder fazer dólares. Mas se pagar a dívida desta forma, inflaciona os EUA e todo o Mundo, quebrando tudo. Trump está na difícil missão de organizar a economia americana, e isto parece implicar em diminuir gastos com militarismos geopolíticos. O bom senso também diz que fazer guerra com a Venezuela, aparelhada pela Rússia e pela China, também não é bom negócio. Com comunismo ou sem comunismo na Venezuela, o melhor para a economia dos EUA é continuar o comércio bem sucedido que sempre teve com o país caribenho. EUA tem que ser parceiro real dos países americanos, com liderança, mas sem arrogância alguma.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

A SUPREMACIA DO SUPREMO

O Supremo pode até continuar supremo (acho que é, pois faz coisas que até Deus duvida!). Mas o Povo é que mudou. E tem gente que ainda não percebeu.

domingo, 2 de dezembro de 2018

Bolsonaro, tome cuidado, senão você se perde no meio da "buraqueira"

Bolsonaro se junta aos jogadores e levanta taça de campeão do Palmeiras Foto: NELSON ALMEIDA / AFP
Fonte: http://tribunadainternet.com.br/
Os médicos precisam ser duros com Bolsonaro. Ao que tudo indica, esta facada parece ter sido o primeiro grande problema de saúde dele. Há bem pouco tempo a minha situação era como a dele, me sentindo fortão! Aí fiz uma operação dupla de hérnia inguinal e mais duas para extração de cálculo renal. Passei um tempão, operado, mas me sentindo fortão, mesmo tendo hérnia de disco.  Alguns "travamentos" me informaram que não devo levantar peso, etc., etc. Bolsonaro, com este problema da facada, não deve vacilar. Os médicos têm que "botar moral mesmo", jogar duro, mais que o PALESTRA ITÁLIA. Paciente como ele não deve sair por aí levantando taça pesada e dando volta olímpica no meio do excesso de emoções.

sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Principais componentes do Governo Bolsonaro

1- Jair Bolsonaro: Presidente.
2- Hamilton Mourão: Vicepresidência. 
3. Paulo Guedes: Economía. 
4- Sérgio Moro: Justiça.

5- Augusto Heleno: Segurança Institucional.
6- Fernando Azevedo e Silva: Defesa. 
7- Marcos Pontes: Ciência e Tecnologia.
8- Carlos Alberto dos Santos Cruz. Secretaria de Governo.

9- Tarcísio Gomes de Freitas: Infraestrutura.

10-Bento Costa Lima Leite: Minas e Energia.

11- Onyx Lorenzoni: Casa Civil
12- Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias: Agricultura.
13- Marcelo Álvaro Antônio: Turismo.
14- Ernesto Araújo: Relaciones Exteriores
15- Ricardo Vélez Rodríguez: Educação.
16- Gustavo Bebbiano: Secretaria Geral da Presidência.
17- André Luiz de Almeida Mendonça: AGU.
18. Wagner Rosário: Controladoria Geral.
19- Luiz Henrique Mandetta: Saúde.
20- Osmar Terra: Cidadania. 
21- Gustavo Canuto: Integração Nacional.
22- Roberto Campos Neto: Banco Central.


quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Fux "salva a lavoura" mais uma vez

Fux salvou a lavoura, pois dificilmente haverá tempo hábil de votar esta coisa antes que o novo Presidente assuma. E este já disse que por ele não há coisas assim. 

domingo, 25 de novembro de 2018

Donald Knuth, professor Edilson e a densidade do pitagorismo no Mundo

Image result for "Edilson Pereira de Farias"              Image result for "Donald Knuth"
Edilson P. de Farias Donald Khuth (https://www.youtube.com/watch?v=z70WdSCdl4A)

Há menos de uma hora me encontrei na padaria com o Professor Edilson da UFPI, enxadrista, procurador e estudioso de Direito Constitucional, meu professor quando estudei Direito na referida instituição. Na saída, como que por encanto, lá estava ele abrindo a porta para mim. Talvez por já estar na fase de ter problemas com memória de curtíssima duração, lembrei-me de análogo caso ocorrido em 2016 no qual o inventor da Internet, Donald Knuth, fez a mesma coisa comigo no KTH em Estocolmo. Fiz questão de dizer ao Edilson a analogia, com a qual ele se mostrou muito dignificado, intuindo que alguém que inventa a Internet, através de dezenas de anos de estudo, é alguém 100% inserido no plano pitagórico de construção do Mundo (pois o Professor Edilson estuda ética alicada, é um jurista!). Tenho dito que Donald Knuth é amigo pessoal nosso, apesar de nunca termos conversado, ido na casa dele ou algo parecido. Mas se logo após ter apresentado a sua palestra técnica no KTH, no centenário do Instituto Mittag Leffler, ele, o mais experiente dos expositores, se dirige até nós (eu e meu filho coautor de http://www.mitt) e sai conversando com o jovem até a sala do café e lá chegando abre o pesado portão, e conversam sem parar e nada material promete, então este é, ao olhos do pitagorismo, o maior amigo, tanto do filho quanto do pai. Ele próprio jamais dirá, também, que não é nosso grande amigo. Se tiver sorte e a gerontologia avançar, Lohans até poderá participar do bicentenário do instituto Mittag Leffler, quem sabe, falando sobre Knuth e Edilson.

terça-feira, 20 de novembro de 2018

Trump, corrupção e os conflitos de interesses

Antes de Donald Trump ser eleito ele fez um duro discurso criticando os Clintons, o stabilshment e a corrupção. Fiz uma tradução deste discurso para mim, pois o julguei diferente. Desde aquele momento, passei a acompanhar a campanha presidencial americana. Após ser eleito, Trump disponibilizou para os internautas (não sei se eles visavam só os americanos!) um questionário pedindo sugestões para o seu Governo. Como era um questionário simples, objetivo e de resposta rápida, o preenchi. Quando Trump assumiu eu me senti como se estivesse governando os EUA, pois ele estava a fazer exatamente do jeito que eu havia sugerido. Mas a que mais me impressionou foi a blindagem total que ele fez em relação a possíveis conflitos de interesses. Citei inclusive o caso do Lula, o qual não havia sido cuidadoso em relação ao tema. E nem podia, pois trazia problemas de raiz. Só agora entendo porque Lula demorou tanto para abrir o Congresso Mundial de Combate à Corrupção realizado no Hotel Blue Three em Brasília. Fiquei triste com a demora sem sentido, fui ao banheiro e lá encontrei o Waldir Pires que procurou me acalmar.

domingo, 18 de novembro de 2018

O "Habeas Corpus" de Béja e Belém

Conforme salientei em postagem anterior, Dilma errou em face de uma boa política preservadora de nossas tradições democráticas, diplomáticas e apoio à família. Devia ser mais ponderada. Os juristas Béja e Belém entraram com "habeas corpus" (http://tribunadainternet.com.br/beja-e-belem-impetram-habeas-corpus-no-supremo-para-os-medicos-cubanos/) em favor dos médicos cubanos, altamente respeitados dos por todos nós, mormente pelo futuro Presidente Bolsonaro, o qual já se prontificou antecipadamente a asilar qualquer um que queira pedir asilo (e isto quase implica garantia de emprego!). Em minha experiência e conhecimento sobre as relações existentes entre Cuba e o resto do Mundo, acredito que a grande maioria dos médicos cubanos retornarão a Cuba. No entanto, o "habeas corpus" de Béja e Belém tem grande importância, pois alguns deles poderão (por razões que não vale a pena discutir, por serem de natureza personalísima!) querer permanecer no Brasil. Nestes casos o próprio Governo Cubano terá a sapiência de entender a situação de seus cidadãos. Convém haver bom senso na resolução deste impasse. E Bolsonaro tem sido bem assessorado nesta questão, e a decisão que tomou tem sido a do Estado Americano, também, seja em governos democratas ou republicanos.

sexta-feira, 16 de novembro de 2018

A saída dos médicos cubanos

Já tive a oportunidade de me manifestar a respeito deles quando vieram, e todos sabemos que Cuba tem boa tradição na Medicina antes de Fidel Castro nascer. Não sou contra médicos, sejam cubanos, brasileiros ou de qualquer lugar. Sou contra o Governo Dilma ter "precisado deles", como se o Brasil fosse incapaz de ter médicos em alguns lugares do país. Certa vez numa roda com uns vereadores e prefeitos disse brincando, mas sério: "vocês deviam erigir uma estátua em homenagem a esses médicos cubanos, pois eles vêm, atendem a comunidade com poucos recursos, não reclamam de vocês e não se candidatam nem a vereador e nem a prefeito. Isso é uma maravilha para vocês". Os médicos cubanos têm reconhecimento da ONU, dos  EUA e, com muita força, do próprio Bolsonaro que já declarou que asila qualquer um imediatamente se assim desejarem (quando assumir, obviamente!). Já estive em Cuba a conversar com um antigo líder da Revolução Cubana, no Hotel Palco. Ele me dizia, em 2014, que nas contingências daquele ano, a saída econômica para Cuba e o regime seria turismo e prestação de serviço, devido ao fato de Cuba não ter metais. É óbvio que os trabalhadores cubanos no exterior possibilitam milhões em moedas fortes, tão necessárias para compra de materiais. Trump é bem apoiado pelos descendentes de cubanos de Miami, os quais jamais aceitariam qualquer tipo de intervenção minimamente violenta em Cuba (os americanos da Flórida, mormente da cidade histórica de Santo Agostinho, jamais concordaríam!). Ambos os lados, esperam o tempo resolver o impasse. Sem partidarismo algum, penso que Dilma errou em ter aceitado essa situação dos médicos cubanos como algo de caráter permanente. Eu os recepcionei no Hotel Arrey em Teresina-PI no dia que chegaram em Teresina e ficaram à espera dos prefeitos para vir pegá-los. E eu perguntei a um deles quanto tempo ficaríam e ele me respondeu: "um ano e a maioria de nós tem família". 

terça-feira, 6 de novembro de 2018

Donald Trump vence mais uma vez

Se Lula for solto será o fim do Governo de Bolsonaro

Acabo de ver no Estadão que Fachin passou para a Segunda Turma do STF a tarefa (muito repetida) de julgar mais um habeas corpus de Lula (https://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/fachin-decide-que-cabera-a-2-a-turma-analisar-habeas-de-lula-contra-moro/). Se Lula for julgado livre, estará decretado o fim do governo, pois a descrença na justiça será total e todo o esforço de Moro em prol de prisão em segunda instância cairá em total descrédito. Eu não sei se o Brasil resistirá a mais um fracasso destes.

quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Lava Jato toca o barco e começaram as grandes dificuldades para Haddad

Quando a eleição começou mal sabíamos que Haddad tinha tantos processos. Pois bem, ele acaba de ser condenado num deles. Vai ter que pagar R$ 200.000,00 (https://istoe.com.br/tj-sp-condena-haddad-a-pagar-r-200-mil-a-promotor-por-danos-morais/).  Acumular processos é pior do que acumular inimigos.







domingo, 28 de outubro de 2018

Bolsonaro e o recado

A Lava Jato disse, os juízes confirmaram e o Povo entendeu que Lula é um preso. Se os políticos não quiserem compreender, azar deles. Viva a Justiça Brasileira (https://www.youtube.com/watch?v=hxXmalTJs7M, https://www.youtube.com/watch?v=iQ1B1wKs9g8).


sábado, 27 de outubro de 2018

Haddad quebrou a cara com Ciro Gomes

Haddad tinha o apoio de Ciro Gomes como coisa certa, e até chegou a cantar o apoio hoje, sem consideração à vontade de Ciro. Mas parece que o desgosto com o PT não foi só de Cid, mas de Ciro também. O Lula usou Ciro Gomes para proteger o seu candidato Haddad e ainda mandou votar contra Cid para o Senado. Ciro até parou de fazer sua campanha esperando a decisão de Lula, a qual nunca veio. Lula fez isso até com Brizola, que sempre apoiava o PT mas este, só apoiava a si mesmo. Até o Bolsonaro teve a dignidade de reconhecer que Ciro era o mais forte candidato no segundo turno. Lula não, só pensou em tudo para o PT. E na ambição desenfreada, o que está restando para ele é só a cadeia mesmo.

"Empiricus/Paraná Pesquisas" surge com credibilidade

Será a grande empresa de pesquisas nos próximos anos, em todo o Brasil. Seus dados são precisos. Aliás, desde que Roberto Requião e o Povo do Paraná reagiram contra um Impeachment irregular, o Paraná tornou-se o grande estado da Federação Brasileira. No momento esta empresa diz (25/10/2018): Bolsonaro tem 60,6% dos válidos; Haddad, 39,4%.

Hoje, qualquer orientação em relação à eleição é fútil e moralmente inaceitável

Dizem os sagrados textos jurídicos que as pessoas têm o direito de refletirem durante pelo menos 48 horas em relação às decisões de caráter jurídico, sejam elas quais forem. São antijurídicas e moralmente inaceitáveis quaisquer posicionamentos que exijam menos de 48 horas para tomadas de decisão em relação à eleição a ser realizada no Brasil no dia 28 de Outubro de 2018.

Os judeus estão sob ataque nos EUA

Muito triste, mas é a realidade. Atirador mata muitas pessoas numa sinagoga nos EUA (https://www.acheiusa.com/Noticia/atirador-invade-sinagoga-e-mata-pelo-menos-oito-em-pittsburgh-61465/).  

“... monitorando os acontecimentos em Pittsburgh. As pessoas na área de Squirrel Hill devem procurar abrigo. Parece que há muitas vítimas. Cuidado com o atirador. Deus abençoe a todos”, escreveu Trump.

sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Bolsonaro quer transparência na apuração dos votos

A notícia é da Agência Reuters Brasil (https://br.reuters.com/article/topNews/idBRKCN1N02VQ-OBRTP). Bolsonaro quer que PT e PSL tenham fiscais na sala especial na qual se faz a contagem final dos votos. Não sei porque não resolveram esta questão há tempo, visto que na última eleição ocorreram muitos questionamentos em relação ao tema. 

É proibido usar bem público para campanha de candidato

A regra é clara. Não importa quem esteja fazendo, é proibido usar os bens públicos para privilegiar candidatos. E é livre a manifestação de pensamento. Portanto, a suposta livre manifestação de pensamento que usa bens públicos para privilegiar candidato não é coisa boa para a democracia. Professores e administradores deveriam ser os primeiros a obedecerem estas regras nas escolas públicas. Mas criou-se nos últimos tempos uma cultura de tirar vantagens em relação aos outros, a qual está gerando esta dificuldade toda. 

Não existe problema algum com a Democracia

São dois candidatos disputando democraticamente, numa eleição até agora limpa. Não vejo motivo para alvoroço, e nem para os sindicatos estarem puxando brasa para x ou para y. O PT colocou um candidato que estava preso e em seguida pôs outro que era o afilhado do preso, numa clara afronta a valores defendidos por grande parcela da população que quer ver corruptos presos. O PT sempre teve a possibilidade de pôr candidato sem histórico com corrupção (Suplicy é exemplo!) mas optou exatamente pelo contrário. Então a chamada direita (desde o Mensalão não sei mais a diferença!) colocou o candidato dela que não tinha histórico de corrupção. Então a temática toda da eleição voltou-se para valores, mormente corrupção. E como a direita colocou o melhor que ela tinha nesta temática, ganhou fácil o primeiro turno. Perdido neste tema pela péssima escolha que fez (PORQUE FEZ ISSO MESMO HEIN!?), o PT quer transformar o segundo turno na discussão da democracia. Mas Bolsonaro, neste tema, não está ruim, pois disputou muitas vezes e sempre democraticamente, sendo votado por um eleitor muito exigente, o do Rio de Janeiro. O PT está perdido e merece perder, conforme o mantra de Cid Gomes. Bolsonaro sabe que para ficar terá que ajeitar o máximo que puder. O Congresso está plenamente equilibrado, não existem mais partidões donos do Congresso (com PT e PSL sendo os maiores). Quase todos os outros estão em pé de igualdade. Até anõezinhos como o PSOL agora estão enormes (10 deputados!). Partidos entre 37 e 25 deputados têm mais de trezendos dos 513 deputados. E todos os anões agora têm deputados, muitos com 4, 5, 7 etc. O Povo fez uma espécie de milagre dessa vez. O PI não tomou conhecimento do que ocorreu. Como sempre, atrasado no que presta!

sexta-feira, 19 de outubro de 2018

PT caiu no desespero

A cada dia tem uma parada nova, e sempre perde votos em vez de ganhar. A da vez é o "WhatsApp. Este aplicativo tem ajudado tanto a comunicação entre os brasileiros! Mas o PT está chateado, pois o mesmo estaria, segundo os petistas, divulgando muitas informações que não agradam ao PT. O PT continua com grandes dificuldades com a divulgação das informações.

terça-feira, 16 de outubro de 2018

Cid Gomes na íntegra

"Tem que fazer um "mea culpa".Tem que pedir desculpas. Tem que ter humildade. Tem que ter humildade e reconhecer que fizeram muita besteira. É assim, é? Pois tú vai perder a eleição. Não admitir o "mea culpa", não admitir os erros que cometeram, isso é pa perder a eleição e é bem feito! É bem feito perder a eleição. Vocês deviam… O teu tipo, o teu tipo, assim que acha que fez tudo certo… Quem junto com ele acha que fez tudo certo?… Vão… Muito bem, pois vão, vão, vão! E vão perder feio! Vão perder feio! Porque fizeram muita besteira. Porque aparelharam as repartições públicas, porque acharam que eram donos de um país, e o Brasil não aceita ter dono. O Brasil é um país democrático. Quem criou o Bolsonaro foram essas figuras. Quem criou o Bolsonaro foram essas figuras que acham que são donos da verdade, que acham que podem fazer tudo, que acham que os fins justificam os meios. Muito bem, eu me calo, eu me calo numa boa, eu me calo numa boa, eu me calo numa boa. Não sei porque me pediram pa falar antes… É pa fazer faz de conta? Eu faço, faz de conta, eu faço, faz de conta… Muito bem! Num vê, o Lula tá preso! O Lula tá preso, babaca! O Lula tá preso! O Lula tá preso! E vai fazer o que? Babaca, Babaca! Isso é, isso é o PT. E o PT desse jeito merece perder! Prá rimar, só pra rimar! Se vocês tivessem… Oh, muito bem, muito bem! Babaca, vai perder a eleição. É isso aí, é esse sentimento que vai perder a eleição! Eu…" (https://www.msn.com/pt-br/noticias/eleicoes/“o-pt-deste-jeito-merece-perder”-diz-cid-gomes-em-ato-pró-haddad/ar-BBOsKfq?li=AAggXC1&ocid=wispr).

sábado, 13 de outubro de 2018

BOLSONARO E O COMBATE À CORRUPÇÃO

Ele era tido como um político ruim, pois não aprovava projetos, era isolado por defender os militares e, durante muitos anos, só houve ele como deputado que havia sido militar (ele é reservista como nós, não é militar). Era sempre eleito sem apoio dos lobistas (lobistas estão aí desde D. Pedro I, para defenderem interesses e orientarem os deputados a se elegerem e a fazerem leis!), pois os lobistas nunca tiveram muito interesse nele. Ele é uma espécie de Bernardinho da Cãmara que ficou muito tempo só observando as coisas, sem se envolver nas marmotagens, inclusive porque se ele fizesse "operações não contabilizadas" dificilmente os colegas do Exército não descobririam. E de fato, no RJ tem militar suficiente para elegê-lo. E ele cumpria fielmente o papel de defensor dos militares na Câmara (DEFENDIA ATÉ OS QUE TINHAM ORDENADO 15 DIAS DE CADEIA NELE POR DEFENDER MELHORES SALÁRIOS PARA OS MILITARES!). Quando ocorreu o Mensalão meu amigo Osmar Serraglio, respondendo à indagação acerca da possibilidade da existência de muitos, muitos, deputados recebendo Mensalão, disse profeticamente: "AÍ SERIA A VERGONHA NACIONAL". A VERGONHA NACIONAL CHEGOU E BOLSONARO SE MANTEVE FORA DELA. O FATO PÚBLICO E NOTÓRIO É QUE ELE NÃO PARTICIPOU DA VERGONHA NACIONAL PROTAGONIZADA PELO LULISMO. ELE É O PONTO FORA DA CURVA DA CORRUPÇÃO ATUAL. POR ISSO, O POVO ESPERA QUE ELE SEJA O BERNARDINHO DO COMBATE À CORRUPÇÃO. E JÁ COMEÇOU BEM, POIS MUITOS DOS DENUNCIADOS PERDERAM OS MANDATOS E O PRESTÍGIO.

Debate Bolsonaro Haddad

Há apenas 15 dias Bolsonaro (63 de idade) fez a segunda cirurgia, está com 15 quilos a menos, sem poder falar por mais de 10 minutos e com uma bolsa "coletora de fezes". Via de regra, demora-se mais de 3 meses para se retirar estas bolsas. É óbvio que os médicos não aconselharão estes debates. Aliás, se o Haddad está convencido de que é direito haver estes debates, poderia requerer decisão do TSE ou do Conselho Federal de Medicina. São tão bons em recursos. Porque não fazem logo? Tentar iludir o eleitor é que não convém, pois todos sabem que Bolsonaro levou facada do adversário inimigo.

quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Haddad não aproveita a vantagem que tem e Bolsonaro vai vencer



https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/e6/Jair_Bolsonaro_Medico_Militar_no_SUS_%28cropped%29.jpg

Bolsonaro foi perfurado três vezes: Em 06/09 (facada), 06/09 (cirurgia) e 28/09 (cirurgia). Ou seja, foi reoperado há apenas 13 dias. Médico nenhum do Mundo (mormente os cubanos que eu sempre apoiei, pois a ONU os aprovou e até os EUA muito os respeita!) permitiria tal stress para este paciente nestas hipóteses. Mas Haddad insiste, dizendo que vai na enfermaria e vai até na casa do Bolsonaro, o qual está não apenas submetido ao stress da facada mas também da própria eleição. E que tempo teve Bolsonaro para se preparar psicologicamente e fisicamente para estes debates após a facada? Nenhum. Foi ao primeiro e o venceu dignamente e não humilhou ninguém. Agora, tenta aos trancos e barrancos, gravando aos pouquinhos algumas frases, dizer algo para seus eleitores não desanimarem na campanha. Nesse ponto ele tem sido um soldado muito digno! Mas a grande verdade é que não está existindo paridade concreta de condições. E o petista, incompetentemente, nem está se aproveitando disso. O Haddad deveria ser mais compreensivo, inclusive com o Estatuto do Idoso, e parar com estes constrangimentos todos. Ele tem a imprensa todo dia para dizer o que quer, o que faz, o que fez e o que pode. Por enquanto, por conveniência, só conseguiu mudar a sua própria cor, do vermelho para o verde amarelo. 

Resultado de imagem para pt verde e amarelo
http://www.tribunadainternet.com.br/pt-travestido-de-verde-e-amarelo-na-campanha-so-pode-ser-piada-do-ano/

Bolsonaro criará 13º do Bolsa Família

Tancredo Neves dizia que esperteza demais engole o dono. O provérbio era tão verdadeiro que serviu até para Aécio, seu neto. O PT almejou ser esperto demais falando sempre em Bolsa Família. Não surtiu muito efeito, pois apanhou muito no primeiro turno. E agora o PT se complicou mais ainda, pois  os do lado do Bolsonaro acabaram de dizer que vão sim, criar o 13º do Bolsa Família. 

segunda-feira, 8 de outubro de 2018

Se eleito Bolsonaro será o mais cobrado Presidente da História

As cobranças já começaram muito antes de ser eleito, inclusive com facada e tudo mais. Fizeram uma verdadeira devassa na vida dele e não acharam nem uma multa de trânsito (eu, se candidato, as teria, não nego!). Ontem no facebook vi até o jovem Bolsonaro abraçado com colegas negros e mestiços (talvez ele nem se lembre, mas a internet mostra, é um verdadeiro registro akáshico). Ele está sendo botado mesmo pelo Povo, pois PSL "nem existia", a estrutura de campanha dele é mínima (aqui em Teresina o comitê é praticamente debaixo na Ponte Estaiada!). O PSL saltou de praticamente zero, para a segunda bancada na Câmara Federal (PSL 52 e PT 56). Nunca na história um candidato novato teve tantos votos. Tudo isso indica que ele tem uma ENORME RESPONSABILIDADE. E o PT estará na Câmara, com seus 56 para cobrar (e é bom que cobre mesmo, pois o PSDB e o PMDB, ficaram quietinhos na era Lula!). Estou muito alegre com o que estou assistindo: Jucá talvez vá para Moro, Dilma e alguns petistas  graúdos de MG estão sem foro, Eunício também, e por aí vai! A lista de Fachin vai diminuir e a do Moro vai aumentar. E a produtividade deste é altíssima. E eu vou fazer a minha cobrança ao "coiso" logo: 

NÃO CONVIDE MORO PARA O STF, DE JEITO NENHUM, ANTES DELE ZERAR A LISTA. IMEDIATAMENTE APÓS ZERAR, FAÇA TUDO PARA ELE IR PARA O STF AJUDAR O FACHIN A ZERAR A ENORME QUE ESTE TEM.

domingo, 7 de outubro de 2018

Bolsonarismo versus Lulismo

Esse texto é pesado e profundamente filosófico. E qualquer semelhança com fatos reais é mera coincidência.

Eu observei que existia um ódio solto por aí, contra os corruptos. Os apoiadores da campanha do Bolsonaro o aproveitaram (talvez inconscientemente). O resultado foi esta vitória parcial que conseguiram. Comparado ao PT, gastaram pouco e tiveram vitória esmagadora que dificilmente não se converterá em vitória final. Talvez por isso os petistas falam tanto no ódio mas se negam a explicá-lo, o que faço agora. Por outro lado, os petistas criaram a tal gratidão forçada, o famoso "pinto de Hitler" (falam disso como se fosse de Hitler, mas certamente é coisa muito mais antiga!). Só um direito muito forte e eficaz seria capaz de evitar conflitos futuros. Se a psicologia "pintos de Hitler" vencer a eleição, dificilmente conterá o ódio que é mais forte, em face de um direito fraco e ineficaz. Se a teoria do ódio vencer, as coisas se acomodarão. Vejo a perspectiva do ódio mais construtiva do que a "pintos de Hitler", pois ódio é coisa de quem reage por conta própria, enquanto pintos de Hitler são apenas teleguiados. Sem a derrota das práticas do PT o Brasil não terá sossego.

sábado, 6 de outubro de 2018

Suplicy

Na eleição passada Suplicy tinha 30% das intenções para governador de São Paulo. Mas por razões que só o Lula sabe, não deixou que ele fosse candidato a governador, e o Geraldo Alkmin foi eleito. Quando eu o vi (o Suplicy) pela primeira vez estávamos a enfrentar os urutus no governo do José Sarney.  Mas quem o pegou primeiro foi o pastor alemão que veio fazer a dispersão antes dos urutus. Para sorte do Suplicy, que estava ao meu lado, o cachorro segurou firmemente na calça do Senador, a qual era de forte tecido e não rasgou. O cachorro o imobilizou pela perna. Anos depois eu me encontrei com ele no Senado durante o Mensalão e pedi que ele estabelecesse uma espécie de Comissão da Verdade no PT (coisa que Noam Chomsky pediu recentemente) e até entreguei para ele um pequeno bilhete assinado, onde eu o comparava, naquele momento, a El Cid, o grande Mártir espanhol e ascendente de quase todos nós ibéricos. Se eu morasse em São Paulo, votaria nele, seja qual fosse o seu partido. Graças a Deus ele não precisa de meu voto, e será eleito amanhã, para a glória dos homens de bem deste país. Quanto a Haddad, vai perder e, quanto a Lula, vai continuar a cumprir a sua pena, em conformidade com as leis do país.


ADENDO. 07/10/2018. 21:40. Suplicy acaba de perder a eleição, não conseguiu resistir à ruina do PT. Dilma, que se julgava imbatível em MG, também ruiu. Foi perda total na cúpula petista, inclusive na porção ética. É o fim! (https://www.dw.com/pt-br/dilma-perde-elei%C3%A7%C3%A3o-para-o-senado-em-minas-gerais/a-45792707). 

quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Esta é a situação da eleição

As últimas pesquisas dão o seguinte resultado:
Jair Bolsonaro (PSL): 35%; Fernando Haddad (PT): 22%; Ciro Gomes (PDT): 11%; Geraldo Alckmin (PSDB): 8%; Marina Silva (Rede): 4%; João Amoêdo (Novo): 3%; Alvaro Dias (Podemos): 2%; Henrique Meirelles (MDB): 2%; Cabo Daciolo (Patriota): 1%; Guilherme Boulos (PSOL): 0%; Vera Lúcia (PSTU): 0%; João Goulart Filho (PPL): 0%; Eymael (DC): 0%; Branco/nulos: 6%; Não sabe/não respondeu: 5% (http://www.tribunadainternet.com.br/datafolha-indica-que-bolsonaro-vai-aumentando-a-vantagem-sobre-haddad/).
Todos os demais candidatos juntos têm 53%. Indecisos são 5% e 7% o restante. Bolsonaro só precisa de mais 9% e já está subindo naturalmente. Votos antipetistas dos eleitores de Amoedo, Meireles e Álvaro Dias e de Ciro Gomes podem conduzir Bolsonaro à vitória no primeiro turno. Mas isto não é fácil.


Debate final fraco

Cansei antes de começar. 

Um debate muito fraco, coisa de comadre e compadres. 

Nada de novo, só o blá-blá-blá de políticos profissionais sem fraternidade alguma. 

Só querem se dar bem.

Dacíolo não está e havia pedido ao TSE.

Nenhuma solidariedade.

Bolsonaro não está por ter levado facada, ninguém se solidariza. 

Fica difícil votar nestes caras.

Meu voto vai para o Dacíolo, pois a argumentação alexyana foi rompida e com ele me solidarizo. 



terça-feira, 2 de outubro de 2018

O que o Lulismo fez

GEDDEL (aquele dos 50 milhões no apartamento) foi ministro da Integração Nacional do governo Lula e tomava conta da grana da CEF sob o governo DILMA 

O problema nunca foi o quase nada que se fez. O problema foi sempre os muitos BENS que deixou de fazer e os MAUS que fez. No caso do Lulismo: 

1) Aumentou a dívida pública (transferiu a dívida com o FMI para outros credores a juros maiores); 
2) Não fez reforma agrária (foi menor que a do FHC); 
3) Endividou o povo; 
4) Aumentou os juros; 
5) Aumentou a violência; 
6) Aumentou as propinas; 
7) Criou o teto da previdência; 
8) Precarizou o trabalho; 
9) Precarizou a previdência; 
10) Lascou com as poupanças; 
11) Sucateou as forças armadas e o serviço público em geral; 
12) Terceirizou adoidado; 
13) Criou empregos na China, destruindo parte da indústria nacional;
14) Fez mal uso do BNDES;
15) Aumentou exageradamente os cargos comissionados.

Luis Carlos da Serra Negra e Santa Cruz dos Milagres

Luis Carlos foi com os escravos até Santa Cruz dos Milagres. Duvidou e inicialmente se desfez dos supostos poderes milagrosos da Cruz de Madeira. Ao voltar para a Serra Negra teve problemas no braço, o qual começou a "secar". Luis Carlos então tornou-se devoto da Santa Cruz, fez a primeira Capela, de palha, e exigiu que a devoção à Santa Cruz fosse aceita. 

Esta história tem sido contada desde muito tempo pelos mais velhos. Ela é corroborada pelo comportamento que teve FIRMO DE ABREU BACELAR  ao sepultar seu filho ANTÔNIO (com 12 anos de idade) quando o mesmo morreu na Casa da Serra Negra. Firmo foi sepultá-lo em Santa Cruz dos Milagres. Porque ele fez isso, nunca soubemos.

sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Cavalgada da Missão dos Aroazes

De 27 a 29 de setembro de 2018 será realizada na cidade de Aroazes, Piauí, a "II Cavalgada da Missão dos Aroazes". Trata-se de uma festa diferente, maravilhosa e encantada que tem como temática a história da colonização do Piauí, a mais isolada e sofrida colonização da história, na qual seres humanos foram colocados à sua própria sorte, para construirem e viverem no que a princípio seria o inferno sob a Terra. Muitos degredados, poucos culpados e alguns vítimas da inquisição. As vítimas deste cadinho têm provado ao longo destes trezentos anos que o ser humano é capaz de reagir contra a construção de qualquer inferno, quando é guiado pela Ordem de Cristo. Trata-se de uma festa que comemora a vitória do ser humano sobre qualquer determinismo que tente lhe impor o inferno sob a Terra. 

Resolvi fazer esta postagem porque hoje à tarde o velhinho na praça, a poucos metros da indiazinha, me disse: "Meu pai tem quase cem anos e o avô meu viveu 104. Me disseram: Os primeiros de Aroazes foram os anõezinhos que os padres levaram e ficaram nas terras deles"Isto é que nos diz Padre Carvalho de "Nossa Senhora da Conceição dos Rodelas" de Cabrobó e o Governador do Maranhão João da Maia da Gama ao Rei de Portugal em 1728.




















sábado, 22 de setembro de 2018

Esta eleição fez sua primeira vítima fatal

Trata-se de FHC, o qual está sem liderança e sem votos depois do fracasso de seu candidato e de seu pedido de  reunião. Após a eleição, com a vitória de Anastasia, este passará a ocupar a liderança do PSDB nacional enquanto o PSDB de São Paulo se ajeita. Anastasia é a reserva especial do PSDB. FHC não tem idade suficiente para se levantar depois da trombada que levou.

sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Ciro Gomes disputa a eleição da vida dele

Porque Ciro Gomes xingaria o doente Bolsonaro, falaria mal de FHC e diria que este se unirá ao PT, logo no dia em que ele, Ciro, teve subida nas pesquisas eleitorais? (https://www.em.com.br/app/noticia/politica/2018/09/21/interna_politica,990794/apos-criticar-cultura-do-odio-ciro-gomes-xinga-bolsonaro-em-goiania.shtml). Alguns poderão achar que é porque ele é nervoso mesmo. Será só isso? Eu penso que Ciro está aproveitando o vácuo deixado por Haddad e tentando ultrapassá-lo. Ciro visa o voto dos indecisos e, exatamente por isso, tenta chamar atenção. E está conseguindo. Ao xingar Bolsonaro, não só chama atenção, mas se aproveita da rejeição deste, tornando-se o anti- Bolsonaro não petista. É uma tática arriscada, mas é a única que pode levá-lo para o segundo turno. Afinal, já xingou tanto, um a mais um a menos não vai fazer muita diferença. Com tanta ladroagem, ser chamado de xingador soa até como elogio. E o que o povo quer é um confronto final entre os mais honestos, sejam quais forem os defeitos que eles tenham. Seria até bom que virasse moda! Com o segundo turno reservado para análise das outras virtudes e defeitos menos danosos.

O dia em que FHC pediu penico

Após ver seu candidato totalmente perdido, FHC tentou sua última jogada política, convidando as forças centrais para combater as forças extremais ou periféricas. Não colou. Ninguém se interessou pela proposta dele, pelo "canto da sereia". Ele já não é mais o centro das atenções. Ciro Gomes refutou a liderança dele de forma veemente. E certamente será seguido pois, em tempo de eleição, a última coisa que interessa é proximidade com quem expulsa os votos. 

Ciro Gomes diz que não vai à reunião do fracasso

ctv-kvv-ciro-gomes

‘É mais fácil boi voar de costas’, diz Ciro sobre apelo de FHC para unir o centro (http://tribunadainternet.com.br/e-mais-facil-boi-voar-de-costas-diz-ciro-sobre-apelo-de-fhc-para-unir-o-centro/). Logo agora que ele está subindo nas pesquisas? Atender à reunião dos sem votos? Só se ele estivesse doido. Ele pode até ser zangado, mas de doido ele está muito longe!

FHC e a reunião dos fracassados!

FHC, após o total fracasso da candidatura de seu candidato vem com este papo de reunião contra os radicais. Porque não reuniu antes? Se o seu candidato estivesse bem, será que ele estaria com esta conversa, pedindo reunião? Será que ele pensa que vai convencer alguém a participar desta reunião do fracasso?

Haddad e o indulto a Lula

O candidato do PT se perdeu e eu explico. Existem dois tipos de brasileiros: aqueles cujas famílias nunca tiveram um familiar preso e aqueles em cujas famílias existiram familiares presos. Estes últimos jamais aceitariam o indulto de outros sem que houvesse o indulto para os seus. Quanto aos primeiros, estes é que não aceitarão mesmo a perda da isonomia que deve existir. A pesquisa do DATAFOLHA detectou este vacilo cometido pelo candidato do PT. Até que seja absolvido pelos tribunais, Lula é um réu condenado, preso e considerado perigoso para a segurança da sociedade.

quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Haddad não transfere os votos de Lula nem no Piauí


https://josiasdesouza.blogosfera.uol.com.br/

Haddad fracassou. No Piauí, onde se esperava a maior transferência, só conseguiu a metade. Dilma teve 80% na última eleição e Haddad só tem 41% agora. E o candidato a governador em exercício, do PT, está muito bem, inclusive com rejeição pequena. Os prefeitos, com medo de perderem votos, não querem se envolver na briga nacional. E a coisa está sendo decidida na internet, onde o Bolsonaro está armado e o Ciro Gomes muito agressivo. Acaba de sair um resultado no DATAFOLHA muito bom para Ciro Gomes, o qual está crescendo, caminhando para o percentual de votos que sempre teve nas eleições passadas:


Jair Bolsonaro (PSL): 28%; Fernando Haddad (PT): 16%; Ciro Gomes (PDT): 13%; Geraldo Alckmin (PSDB): 9%; Marina Silva (Rede): 7%; João Amoêdo (Novo): 3%; Alvaro Dias (Podemos): 3%; Henrique Meirelles (MDB): 2%; Vera Lúcia (PSTU): 1%; Guilherme Boulos (PSOL): 1%; Cabo Daciolo (Patriota): 0%; João Goulart Filho (PPL): 0%; Eymael (DC): 0%; Branco/nulos: 12%; Não sabe/não respondeu: 5% (http://tribunadainternet.com.br/bolsonaro-28-haddad-16-ciro-13-alckmin-9-e-marina-7-diz-o-datafolha/).

Tudo indica que brevemente Ciro irá ultrapassar Haddad. Teremos uma eleição realmente eletrizante! 

quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Ciro e Marina perderam tempo e votos paparicando Lula

Na busca pelo voto o candidato tem que tentar pensar como se fosse o eleitor cujo voto ele quer adquirir e também tentar pensar como o eleitor cuja intenção de voto ele quer preservar. Não é coisa fácil, muitas vezes precisa de sorte. Os candidatos que paparicaram Lula temendo perder votos ou adquirir os votos do cacique, quebraram a cara. O Lula os usou enquanto pode para fazer a maior transferência possível para seu "chegado" Haddad, o qual poderá realmente empreender uma libertação do capitão mor do PT, como foi amplamente falado nos últimos dias. Ciro fez tudo o que pôde para ser candidato do PT, e seria um candidato com a cara da vitória certa. Mas Lula, deu um verdadeiro elástico em Ciro (para quem não viu, elástico era o drible desconcertante de Rivelino, o maior jogador do Corínthians Paulista!), por pura vaidade, correndo o risco de jogar a bola fora de campo. Ciro foi leal, pois praticamente parou a sua campanha esperando o apoio do PT, o qual sempre soube que Lula seria indeferido. Se Ciro tivesse esquecido Lula e partido com força para a campanha, certamente teria muito mais do que os 11% que tem agora, pois em todas as eleições presidenciais, sempre teve muito mais do que isso. O mesmo ocorreu com Marina.

domingo, 16 de setembro de 2018

Prioridade de governo: soltar um preso?

Primeiro Lindberg teria dito que Lula escolheria ministérios de Haddad. Agora, Pimentel teria dito que Haddad libertaria Lula no primeiro dia de governo, ou seja, teria como prioridade soltar um preso (https://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/eleicoes/2018/09/16/pimentel-diz-que-se-eleito-haddad-libertara-lula-no-1-dia-de-governo.htm). As lideranças do PT não precisam estar a dizer estas coisas, pois elas não ajudam em nada a situação do Lula ou do próprio PT.

sexta-feira, 14 de setembro de 2018

Maduro aguentou um ano: e agora?

Venezuela y China firman 28 acuerdos de áreas de energía, minería y tecnología

Em agosto do ano passado em dizia que se Maduro não caísse em decorrrência da asfixia econômica imposta pelos EUA dentro de um ano, Trump deveria ter um plano B (https://pyaugohy.blogspot.com/2017/08/trump-expulsa-maduro-do-paraiso.html). Maduro resistiu e ainda criou problemas para os vizinhos, mormente para Brasil e Colômbia, com a imigração em massa de desempregados (871 mil só na Colômbia!). A Venezuela exportou os seus desempregados, ficou com a sua mão de obra qualificada e agora está a fazer acordos comerciais bilionários com a China próspera, poderosa e altamente perigosa (tem armas demais!) de Xi Jinping, o qual está, também, perene. Pode haver substituição da simbiose econômica secular entre EUA e Venezuela, com grande perda para os EUA. E o pior é que com bilhões investidos na Venezuela, quem quiser fazer guerra com esta, vai ter que levar a China em conta, afinal, ninguém quer jogar dinheiro no lixo. Os ponteiros do relógio agora correm contra os EUA.  O perigo não está na Síria e nem na Ucrânia, está bem perto de nós.

quarta-feira, 12 de setembro de 2018

É legal Lula escolher ministérios de Haddad?

O PT está se afundando cada vez mais. Falam que Lindberg Farias teria dito que Lula escolheria os ministros de Haddad, caso este seja eleito (https://www.msn.com/pt-br/noticias/eleicoes/lindbergh-farias-diz-que-lula-vai-escolher-ministérios-de-haddad/ar-BBNfNMR?ocid=wispr). Sendo verdade esta afirmação, este senador coloca a candidatura de Haddad em dificuldades. Dificilmente Haddad não será questionado a este respeito.

terça-feira, 11 de setembro de 2018

BOLSONARO ESCAPA POR UM TRIZ, DE NOVO!

Devido ao atentado, o resultado judicial de hoje ficou um pouco desapercebido. Mas para a carreira política de Bolsonaro era decisivo, pois se ele tivesse se tornado réu por racismo, a situação ficaria insustentável, pois este crime é muito mais grave do que todas as pendengas jurídicas nas quais ele já se envolveu, juntas. Era um caso de ponderação (direito de expressão versus racismo) e esta foi a sorte dele, pois neste caso costuma-se levar em conta a situação concreta mais abrangente. Levar uma facada é um azar grande. Salvar-se da que ele se salvou, muita sorte. Foram duas sortes seguidas que ele teve. Convém respeitá-las ao máximo e se cuidar, ponderar as palavras, as ações e os gestos. Se quiserem que sua campanha seja vitoriosa terão que abandonar os excessos eliminando qualquer menção a violências e diminuir a rejeição, a qual poderá murchar se não se precipitarem.  

Ciro também não é Haddad

Política não é ciência, é um complexo onde tudo se mistura, valendo muito a arte. Muitas vezes, horrível, mas arte, não poética, mas arte! Nela o nível de incertezas às vezes é assustador. Vejam o caso do PT, o qual, para sobreviver, terá que deixar Bolsonaro em paz. E concentrar-se em demolir o Ciro Gomes se quiser sobreviver. A parte científica da Política diz claramente que se Bolsonaro e Ciro forem para o segundo turno, o PT praticamente desaparecerá. Derrubar Bolsonaro neste momento é praticamente impossível, a não ser que seja no tapetão. Mas no tapetão os militares jamais aceitarão. Resumindo: para o PT, Ciro não poderá ir para o segundo turno. E o pior de tudo é que terminou a encenação, Lula já está descartado, pois Lula não é Haddad, e o recíproco disto também não vale, pois esta relação é reflexiva. 

sexta-feira, 7 de setembro de 2018

SUS salva Bolsonaro

Vivi numa região muito atrasada e violenta, onde se praticava com frequencia os duelos com facas. Era comum o esfaqueamento. E se dizia que uma pessoa esfaqueada no bucho jamais seria a mesma. E até acompanhei alguns casos, onde a pessoa mudava mesmo, principalmente em relação à valorização da vida, dos outros e da comunidade. No caso de Bolsonaro (vejam, ontem ele foi operado pelo SUS: https://piaui.folha.uol.com.br/sus-salva-bolsonaro-por-r-36706/) ele realmente se salvou por um milagre, pois já havia perdido muito sangue, a situação estava tecnicamente caótica e precisou do místico "estalo", a intuição que só os iluminados do momento, como o Dr. Oliveira Junior, podem ter. E fica difícil dizer que não foi Deus! Independentemente de qualquer coisa, Bolsonaro deve fazer uma grande reflexão (pelo modo como falou, penso que já fez!) sobre a segurança primordial, que é a do SUS. O Dr. Oliveira Júnior o salvou por apenas R$ 367,06.

quinta-feira, 6 de setembro de 2018

Tentativa de matar Bolsonaro

Vi as imagens. Não deixam muita dúvida. Ficou muito claro quem são os perigosos deste país. É uma situação vergonhosa os homens honestos terem que viver eternamente sufocados pelos larápios e assassinos. 

terça-feira, 4 de setembro de 2018

Como pode Haddad ser Lula?

Quem estuda o método de demonstração por absurdo sabe que ele começa com uma afirmação falsa e segue uma sequência finita de passos verdadeiros dentro de uma lógica que acaba concluindo um absurdo. Pois bem, o PT acaba de concluir que Lula é Haddad... Se Lula é Haddad e Lula tem 30% da preferência de votos, então Haddad teria também 30%. Ora, mas se Lula é Haddad e Haddad tem 4% da preferência de votos, então Lula também deveria ter apenas 4%. Se Lula é Haddad, então Haddad deveria estar condenado e preso, pois esta é a realidade de Lula. Então, querem que Lula seja igual a Haddad só nas coisas favoráveis a Haddad. Isto viola o princípio da identidade e deturpa a essência do verbo ser. Agiu muito bem o TSE (https://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/eleicoes/2018/09/04/tse-suspende-insercao-de-tv-eu-sou-lula-e-impoe-5-derrota-ao-pt.htm), pois às crianças não convém assistirem violações das leis e muito menos dos princípios básicos da lógica. 

domingo, 2 de setembro de 2018

Fogo no Museu Nacional

Era o grande museu na nação brasileira. Lá estavam o meteorito de Bendegó, o fóssil Luzia, que levaram de MG e mais 20 milhões de itens. Inclusive as grandes pinturas nacionais. Falam que quase tudo se foi. Eu próprio estive neste museu e gostei de tudo o que vi. Dona Luzia Perpétua, uma das mais ricas do Brasil da época, recebeu de Dom João VI a incumbência de adquirir as pinturas para o museu e, muito dinheiro adquirido com o ouro das minas gerais, foi gasto nestas pinturas.  Agora tudo se perdeu. Não dá nem para se calcular o tamanho do prejuízo. Quando é que vai cair outra pedra de Bendegó, ou as "Niedes Guidons" acharem outras Luzias? Mas não se preocupem, pois as $autoridades$ já-já vão dizer que amanhã mesmo tudo vai começar a ser recuperado.

sábado, 1 de setembro de 2018

Julgamento de Lula no TSE: onde está a lógica?

Disseram que julgaram o pedido de Adad para ser vice. Ótimo, Adad então se enquadra nas condições de candidato a vice. Então, ele pode ser candidato a vice de alguém que pode ser candidato a presidente. Mas ele jamais pode efetivamente ser vice de alguém, como Lula, que não pode ser candidato a presidente. Portanto, Adad, não é candidato a vice de Lula. O tempo de televisão do candidato a presidente do PT não pode ser de Adad, pois ele não é vice de alguém que ainda não existe. A verdade é que Adad tem do TSE uma declaração de que  satisfaz às condições para ser candidato a vice (as quais, são as mesmas para presidente). Logo, pode nestes dez dias simplesmente apresentar as candidaturas que quiser, de vice ou de candidato a presidente. Mas a boa lógica devia ser assim: INDEFERIMOS a dupla, o PT tem o prazo legal para enviar nova dupla. Se não houver fato novo que inviabilize Adad, ele pode, sossegado, ser candidato a vice ou a presidente. Essa estratégia confusa não ajuda em nada ao PT. Ficam dando ao eleitor a impressão de que são confusos!

sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Fachin está a usar psicologia reversa?

Se ele está, não sei, mas funcionou. Fachin tem apanhado tanto lá na segundona que nem mesmo duvido que ele tenha usado psicologia reversa. A dúvida toda residiu no fato de que talvez tenham entendido que o impedimento de candidatura tivesse como fundamento a prisão provisória e não a lei da Ficha limpa.

quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Bolsonaro é conservador?

OS PAÍSES MAIS CONSERVADORES QUE EXISTEM SÃO OS NÓRDICOS, A SUÍÇA E A ESCÓCIA. OU SEJA, OS MELHORES PARA SE VIVER.

Se fôssemos "pensar" a partir das tantas besteiras que se diz no Brasil sobre o conservadorismo, os países mais conservadores deveriam ser aqueles onde se vive pior, tais como o Brasil. O princípio do conservadorismo verdadeiro, que impera nos países acima citados é: 

Na sociedade, não crie nada errado, não destrua e nem substitua o que já foi provado que é bom sem provares antes que o substituto é melhor. 

No Brasil tem funcionado assim: 

Se algo é bom, o adapte para que não preste e conserve o erro. Teste aleatoriamente e saia por aí mudando tudo, até que apareça o algo pior e, de preferência, faça os testes iniciais no Piauí, pois lá é o "cadinho do inferno" desde a reforma agrária portuguesa alí implantada. 

E o que é que isto tem a ver com o Bolsonaro? Bem... É que apareceu, dizem, uma coautora do livro (aquele que ele não pôde mostrar no GN da Globo: originalL, https://www.babelio.com/livres/Zep-Le-guide-du-zizi-sexuel/20745) a qual teria dito que o jovem Bolsonaro teria gostado do livro. Eu não duvido nem que o Bolsonaro atual goste. O que eu não gosto é da ineficácia deste argumento incompleto. Se os pais são responsáveis pelos filhos, os autores deveriam mostrar também nas discussões midiáticas (além do livro) argumentos,  para convencer os pais. E com quais argumentos os autores provarão aos adultos de hoje que o jovem Bolsonaro teria gostado do livro? E o "teria gostado" é argumento para provar que o livro é bom para nós todos, hoje? Eu aconselharia as pessoas a se informarem como este livro foi aplicado pelos governos dos países nórdicos, se é que foi.

sábado, 25 de agosto de 2018

João Pereira Caldas e os bens de José de Abreu Bacelar

Informado por genealogistas portugueses, inclusive António Maria Abreu Bacelar de Torres Fevereiro, tomei conhecimento de que os filhos de Bento Ferreira de Morais foram os seguintes:

1.  António Ferreira de Abreu Bacelar, Abade de S. Pedro de Britelo em Celorico de Basto e Comissário do Santo Ofício;

2.    Rosendo de Abreu Leite PEREIRA, foi baptizado a 22 de Abril de 1683 in Cabeceiras de Basto, freguesia de S. Pedro de Alvite e morreu a 19 de Fevereiro de 1742 na Casa de Mozes, Santa Senhorinha de Basto. Casou com D. Josefa de Távora e Mariz em Santa Senhorinha de Basto a 26 de Julho de 1723. Capitão de Infantaria nas Guerras da Sucessão de Espanha, Sargento-Mór da Comarca de Guimarães, Cavaleiro professo na Ordem de Cristo, alvará de 10-8-1716, Fidalgo de Cota de Armas, carta de 14-6-1738. "Proprietário do Ofício de Tabelião, Judicial e Notas da Comarca de Cabeceiras de Basto, Coutos de Abadim, Refoyos, e de Escrivão da Almotaçaria do dito Couto de Refoyos, os quais serviu seu Pai por mais de cinquenta anos" (Carta de proprietário passada em Lx.ª em 8-2-1742). Senhor da Torre de Alvite;

3.  Teodósio José Pereira de Morais, morreu solteiro;

4.  José de Abreu Bacelar (batizado em 07/02/1692 no Outeiro, freguesia de São Pedro de Alvite, conselho de Cabeceiras de Basto, comarca de Guimarães, bispado de Braga. Foram padrnhos Boaventura Carneiro e sua irmã Catharina Rebella do Alvaro), passou ao Brasil onde teve uma casa das mais ricas daquele estado que deixou a seu irmão Luís Carlos;

5.  Luís Carlos Pereira Bacelar passou ao Brasil onde casou com uma Fidalga muito distinta e ficou herdeiro de seu irmão José de Abreu.
http://arquidiocese-braga.pt/paroquias?id=207
Igreja paroquial do Outeiro, Alvite, Cabeceiras de Basto


Nos AUTOS DE PETIÇÃO DE D. ÚRSULA TERESA E DE SUAS IRMÃS (https://digitarq.arquivos.pt/details?id=4216510) consta que Bento Ferreira de Morais e sua esposa Leonor de Abreu Bacelar tiveram mais os seguintes: 

6. Clara Joana (batizada em 25/04/1677, +1764. Padrinho foi o Pe. Domingos de Abreu Bacelar, abade de São Clemente de Bastos);

7. Catarina Josefa (batizada em 22/06/1697, +01/1765. Padrnho Matheus Pereira Aleixo e sua irmã Dona Catharina, filhos de Antonio Leite Pereira do Barrozam);

8. Ursula Teresa de Abreu Leite Pereira (20/11/1697);

9. Jacinta Luiza (15/02/1691);

10. Suzana Maria (26/01/1696). 

11. Paula Anastácia  (batizada em 25/04/1702)

Leonor e Bento casaram em outubro de 1675 em São Clemente de Basto. Ela morreu em 16/02/1736 e Bento em 06/08/1738. 

Estas irmãs passaram procuração para João Pereira Caldas em 02/10/1766 para este receber a herança delas deixada no Piauí, em testamento de JOSÉ DE ABREU BACELAR, irmão legítimo das mesmas. Inclusive com possibilidade de subestabelecer. 

Cronologia:
1. 20/09/1757. Marquês de Pombal, que não era nobre tradicional (perseguia os jesuítas e os nobres tradicionais e privilegiava os bajuladores sedentos), consegue declarar que os jesuítas são "persona non grata" na Corte.
2. 29/07/1758. Nomeação de João Pereira Caldas para governador do Piauí.
3. 03/09/1758. Atentado contra o rei de Portugal.
4. 09/01/1759. Prisão dos jesuítas na fortaleza de São Julião, Portugal.
5. 17/09/1759. João Pereira Caldas chega a Oeiras do Piauí.
6. Dezembro de 1759. Prisão dos jesuítas no Brasil.
7. 10/03/1760. Sequestro dos bens de José de Abreu Bacelar.
8. 21/10/1760. Informam que vão tirar devassa a José de Abreu Bacelar.

José de Abreu Bacelar e os judeus no Rio de Janeiro

Quase todos nós já ouvimos a história de Domingos Afonso Sertão, o qual era muito rico. Mas porque era rico? Diz-se que era fazendeiro e tinha muitas fazendas. Mas porque os outros também não eram como eles? A resposta é que ele era rendeiro, e até deixou problemas para o fisco, pois devido à sua morte não pode cumprir integralmente os contratos (OFÍCIO de João da Maia da Gama, a Antônio Marques Cardoso, sobre o falecimento do contratador dos dízimos reais do Piauí, Domingos Afonso, descrevendo o procedimento a ter por este não haver cumprido as condições do contrato. AHU). Os rendeiros eram pessoas que ganhavam o direito de cobrar os impostos do Reino Português após ganharem os respectivos leilões. Era um trabalho perigoso, pois nesta época os índios invadiam até a vila da Moucha e arraiais próximos (Carta de João da Maia da Gama para Antônio Marques Cardoso em 25/09/1728, AHU_ACL_CU_016, Cx.1, D.40). Luís Carlos da Serra Negra, por exemplo, foi rendeiro em Marvão do Piauí. José de Abreu Bacelar, seu tio, foi rendeiro no Rio Parnaguá, no sul do Piauí. Se conseguissem arrecadar mais do que o que tinham pago no leilão, enriqueciam. José ficou muito rico, pois foi rendeiro durante muitos anos. Mas como José conseguiu dinheiro para participar e ganhar leilões? Só vejo uma explicação plausível: José teria "herdado" de sua esposa Brites da Costa (foi condenada por heresia e apostasia, além de ter todos os bens tomados), de seu sogro Manoel de Paredes da Costa e sua mulher Izabel Gomes da Costa e talvez dos demais parentes destes,  os quais foram presos por judaismo e levados para cumprir pena em Lisboa em 1712. Como Cavaleiro da Ordem de Cristo José tinha o foro privilegiado da época e pode sim, ter ficado com parte dos bens dos ricos parentes de sua jovem esposa, cujos bisavós foram os primeiros judeus ricos do Rio de Janeiro e que construiram a Igreja de Nossa Senhora da Apresentação (http://nsapresentacao.org/site/historia/), a primeira do Rio de Janeiro. O engenho principal de Manoel de Paredes ficava em Sapopema e lá havia uma capela dedicada a Nossa Senhora da Conceição. Nos autos, estranhamente, não é citado se Brites tinha filhos, seja com José ou com seu falecido marido Manoel Pestana de Brito. Muitas eram as pessoas livres vinculadas aos engenhos de Manoel de Paredes, tais como as que testemunharam a favor de Brites: Pedro Vieira, Manoel Vaz Coelho, Pe. Bernardo de Almeida, Izabel Proença, Andreza Almeida, Pedro Vieira Homem. É uma conjectura muito óbvia que José tornou-se o líder destas pessoas livres que trabalhavam nos engenhos. E se o José de Abreu Bacelar for o mesmo (e deve ser, pois não se faziam Cavaleiros da Ordem de Cristo todo dia!) que foi para o rio Parnaguá no Piauí, então deve ter levado alguns "cariocas" com ele. E eram pessoas experientes em finanças, pois já operavam até com exportação.