sexta-feira, 13 de junho de 2014

A indignação de Dejan Lovren

Copa, Brasil, futebol, Croácia, declaração
http://portuguese.ruvr.ru/news/2014_06_13/Futebolista-croata-acusa-rbitro-do-jogo-com-o-Brasil-de-n-o-saber-ingl-s-5658/

O juiz, dizem, não viu a simulação do pênalti (coisa que merecia cartão amarelo contra o ator!). Mas porque os dois auxiliares do juiz também nada viram? É de difícil explicação. E porque o juiz também não sabia (supondo verdadeiro o que diz o jogador croata, coisa difícil de acreditar, e eu próprio não acredito!) falar inglês no exato momento em que os jogadores foram reclamar do ocorrido?
Dejan Lovren, futebolista da seleção de futebol da Croácia, mostrou-se, após a derrota no jogo inicial da Copa do Mundo contra a seleção do Brasil (1:3), desiludido com a qualidade do trabalho do árbitro Yuichi Nishimura e acusou-o de não saber inglês. 
“Que posso dizer? Que estou triste e quero chorar. Todos viram. Trata-se de um escândalo. Falamos de respeito, antes dos campeonatos do mundo realizam-se encontros, os representantes da FIFA falam connosco sobre a arbitragem, e o que acontece? É melhor entregar logo a taça ao Brasil”, declarou ele citado pelo jornal L'Equipe.

Ele queixou-se do episódio em que Nishimura marcou um penálti contra a seleção da Croácia.

“Porque é que eu apanhei um cartão amarelo? Perguntem ao árbitro. Se puderem, pois ele não fala inglês. Consideram normal que um árbitro no Campeonato do Mundo não saiba falar inglês?”, acrescentou.

Sime Vrsaljko, defesa da seleção da Croácia declarou que Lovren não fez falta sobre o brasileiro Fred e, por conseguinte, o penálti foi um erro. (Fonte: http://portuguese.ruvr.ru/news/2014_06_13/Futebolista-croata-acusa-rbitro-do-jogo-com-o-Brasil-de-n-o-saber-ingl-s-5658/).
A injustiça é o pior dos males e, a omissão perante ela, a essência da covardia. Felizmente, a imprensa brasileira e a mundial cumpriram o seu digno papel. Houve unanimidade em relação ao entendimento de que o time da Croácia foi bastante prejudicado pelo árbitro. Ao time croata fica a lição de que deve se precaver contra as arbitragens e, ao time do Brasil, tomar consciência de que não deve esperar ajuda de juiz algum pois, o que vem à frente, é só dificuldade. O time da Espanha que o diga. Para ser franco, não estou muito confiante com este time do Brasil. A seleção do Brasil pode até ganhar a copa, pois o volume de jogo dos times brasileiros (inclusive o Vasco!) geralmente é alto e eles às vezes crescem dentro das competições. Mas se esta seleção do Felipão ganhar esta copa, para mim será uma grande surpresa. Só vejo um grande e muito esforçado jogador, o qual é o Neymar. Até o Maradona, o qual foi o "craque dos craques das copas", precisou da ajuda de alguns goleadores do nível de Caniggia e Batistuta (hoje enfrenta dificuldades até para caminhar!). Não os vejo entre os companheiros de Neymar.