segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Julian Assange

Julian Assange
Assange. http://www.bbc.com/news/uk-34508500

  Inicialmente correu o boato de que era portador de uma moralidade altíssima. Aí apareceram acusações. Disseram que era altamente esperto. Aí o prenderam na embaixada do Equador em Londres. Disseram que era portador de altos segredos. 


photograph photograph
Bradley Manning. https://en.wikipedia.org/wiki/United_States_v._Manning

  Até agora, a maior divulgação do WikiLeaks foi a do cabo Bradley Manning. Este caso foi de grande relevância filosósica pois, tal como Sócrates, Manning se responsabilizou pelas suas violações às leis (responsabilidade, preceito fundamental de uma república), deixando para a posteridade, dentro de um humanismo muito mais aprofundado do que o de Sócrates, a obrigação de resolver sem hipocrisia o dilema ético de Arjuna, tão bem descrito nos Upanishads, e tão atual. Tal como Kant, creio na possibilidade da construção de governo mundial guiado por leis mais éticas. Faço votos para que este rapaz, que na foto em pé olha para Deus e na outra, para si mesmo, viva muito mais do que os 90 anos que a justiça e a injustiça lhe deram.
    Hoje vi notícias de que a administração de Londres julgou que já gastou dinheiro demais pastorando a embaixada do Equador objetivando prender o Assange. Sair da Inglaterra não é fácil. A fiscalização de lá é implacável e o mar, gelado. Só mesmo se houvesse auxílio de um estado ou de alguma organização muito poderosa. Nestes três anos o WikiLeaks não mostrou muito serviço no Brasil. Roubaram tanto por aqui! Quando ele falou algo da lava-jato, a coisa já estava andando. Como Assange não está oficialmente preso (está na prática!), se for julgado, condenado e capturado vai passar mais tempo, ainda, recluso. Como a decisão administrativa via Equador é mais frágil do que as decisões judiciais, poderá ocorrer de ele vir a ser preso nos próximos governos. É realmente um sofrimento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários