domingo, 15 de janeiro de 2017

O Candidato Reitor do IFPI está em gozo de férias

A esperteza, quando é muita, engole o dono. - Tancredo Neves

É muito importante que toda a nossa comunidade saiba que o Candidato Reitor do IFPI está em gozo de férias (DOU, PORTARIA No- 50, DE 6 DE JANEIRO DE 2017 http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=2&pagina=18&data=10/01/2017). Solicitamos ao MPF a análise da situação através da Manifestação de número 20170002400, cadastrada em 13/01/2017.

Para o servidor, são muitas as repercussões das férias. Variados problemas ligando férias e eleições, a nível nacional, já foram colocados. Veja, por exemplo, o que diz o seguinte Decreto:

"Art. 6º - Independem de autorização as viagens ao exterior, em caráter particular, do servidor em gozo de férias, licença, gala ou nojo, cumprindo-lhe apenas comunicar ao chefe imediato o endereço eventual fora do País." (DECRETO Nº 91.800, DE 18 DE OUTUBRO DE 1985. Disponível em https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/D91800compilado.htm).

Vejam este belo comentário sobre a finalidade das férias:

"Por ser um direito diretamente ligado à saúde, cujo objetivo é proporcionar descanso ao trabalhador após um período determinado de atividade, as férias não podem ser suprimidas nem mesmo por vontade própria, devendo ser usufruído no mínimo 1/3 do período a cada ano.
Estudiosos do Direito, como Arnaldo Sussekind e Mozart Victor Russomano, descrevem os fundamentos que norteiam o instituto de férias: o fisiológico, relacionado ao cansaço do corpo e da mente; o econômico, no sentido de que o empregado descansado produz mais; o psicológico, que relaciona momentos de relaxamento com o equilíbrio mental; o cultural, segundo o qual o espírito do trabalhador, em momentos de descontração, está aberto a outras culturas; o político, como mecanismo de equilíbrio da relação entre empregador e trabalhador; e o social, que enfatiza o estreitamento do convívio familiar." (Associação Catarinense dos Auditores Fiscais da Receita Federal. Em 15/01/2017, http://acafip.org.br/?p=1189).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários