quarta-feira, 9 de julho de 2014

SELEÇÃO BRASILEIRA VIOLA OS PRINCÍPIOS DA FÍSICA?

SELEÇÃO BRASILEIRA E A ELEIÇÃO PRESIDENCIAL
Hoje vi trabalhadores da construção falando de futebol e, ao mesmo tempo, discutindo condições de vida. A associação está feita, pelo menos para alguns. Este governo que aí está, se não fizer algo realmente positivo e de grande impacto, perderá a eleição. A questão não é apenas de futebol, com 3 gols em 4 minutos ou de 4 em 6 minutos (daqui há pouco discutirei este paradoxo matematicamente). A seleção representa o país, e a forma surreal como ela levou tantos gols, maculou não apenas a si própria como a administração brasileira em geral. Todo mundo que jogou bola alguma vez na vida sabe que quando um time, seja ele qual for, leva um gol, ocorre alguma injeção de ânimo ou de indignação que faz com que o time se fortaleça por alguns minutos e reaja minimamente. Isto é normal e, o time adversário, por mais forte que seja, sente. Pois bem, não aconteceu esta condição psicológica e humana mínima com aquele time esquisito. E o Povo viu esta falta de administração que foi além da imaginação. Foi pior do que ver o rei, pai de vários príncipes, nú: viu-se que o rei era eunuco de nascença!

VELOCIDADE DE GOLS E A FÍSICA
Quando Joachim Löw, o técnico da seleção alemã, deu entrevista coletiva para comentar a vitória de seu time por 7 a 1 contra o time do Brasil, manifestou uma grande surpresa pela velocidade 3 gols em 4 minutos. Eu julguei, naquele momento, que ele devia ficar surpreso era por 4 gols em 6 minutos, conforme disse David Luiz ao terminar o jogo. E fiquei na dúvida sobre qual dos dois estava com razão. 


Técnico alemão na Copa 2014

Naquela mesma noite cheguei à conclusão de que eu e David Luiz estávamos mais bem encaminhados para a correção e, a seguir, explico:

Antes de tudo, convém sabermos que em física, a quantidade de movimento, isto é, a força vezes a velocidade (mv) é mais representativa do movimento do que a velocidade. Se olharmos só para a velocidade, tal como fez o técnico alemão, teremos 3/4 maior que 4/6. No entanto, se considerarmos quantidade de movimento, teremos 4x(4/6)=16/6 maior que 3x(3/4)=9/4. O físico alemão Einstein conjecturou que a velocidade da luz, 300.000 Km/s, é a maior que pode existir. Aproveito esta oportunidade para conjecturar que a quantidade de movimento de gols 16/6 jamais será superada em qualquer outra copa do mundo, ou em qualquer outro local onde se joga bola. Se alguém souber de alguma violação a esta minha conjectura, me avise.