sexta-feira, 25 de julho de 2014

Como é "fazer uma operação de hérnia"

Antes de tudo, é bom saber-se que existem vários tipos de hérnias (hérnia é qualquer vasamento de tecido advindo de disfunções orgânicas), sendo as principais a inguinal (virilha/umbigo, quando os intestinos caem no saco escrotal) e a de disco (na coluna, quando a medula vasa pelas vértebras). Sofro de ambas, mas me operei foi da inguinal, a qual era dupla e retornável. Em verddae, fiz duas seguidas operações, cada uma durando uma hora. No dia anterior à operação parei alimentação e água às 22:00. Me apresentei no hospital às 09:00 mas como houve atraso, minha operação só começou às 18:00, tendo eu sido internado às 13:00, ficando no soro. Me aplicaram morfina, creio que foi tudo na veia, e eu apaguei, por volta das 18:00. Por volta das 20:00 eu estava de volta ao mundo dos conscientes. Haviam dois curativos abaixo do umbigo, com os centros deles fazendo um triângulo equilátero com o referido umbigo. A morfina causou retenção urinária e, no dia seguinte à operação, por volta das 19:00, tiveram que retirar 1,5 litros de urina com uma sonda. A morfina costuma fazer esta retenção por mais de vinte e quatro horas. Após o sondamento tive alta e por volta das 22:00 eu já consegui urinar. Defecar, só uns quatro dias depois, inclusive porque fiquei tomando praticamente apenas líquidos. Ao me dar alta, o médico pediu que eu voltasse para retirar os pontos em 11 dias e daqui há três dias voltarei ao hospital para cumprir esta ordem médica. Não sei se consegui cumprir plenamente a recomendação médica de não fazer esforços, mas procurei ao máximo não me expor a situações que me obrigassem a ter que fazer forças. Tenho dormido mesmo em rede "sol a sol", apesar de haver uma cama semi-ortopédica aqui ao meu lado. Até agora não tem havido dores e, as coceiras de cicatrização, têm sido muito poucas. Meu sofrimento físico agudo maior foi no sondamento. Meus condutos urinários ficaram doendo, quando urinava, por uns quatro dias. E, na hora, eu fiquei agoniado com a coisa! Pois dá medo mesmo. Mas é necessária, pois eu poderia ter sofrido uma distensão permanente da bexiga. Por isto, quando você for fazer a sua operação (o ideal é que você não faça evacuações com força, nem provoque pressão intratoráxica, para se livrar de adoecer), fale antes com o médico sobre a possibilidade de retenção urinária. Existem umas 4 possibilidades de complicações, e eu rezo para ficar livre delase peço também a sua. Quanto à operação de hérnia de disco, me esforçarei ao máximo para não ter que fazê-la, pois dizem que neste caso, a coisa é muito mais complicada e perigosa.