segunda-feira, 12 de maio de 2014

O IFPI está no caminho certo

LISBOA, VELHA CIDADE! 
Qual a mais antiga cidade do que usualmente chamamos Oeste Europeu? Roma ou Paris, responderiam alguns. E errariam, pois, é Lisboa, a qual tem aproximadamente a mesma idade que Atenas. Foi fundada pelos fenícios e, como pequeno povoado, existe desde o início do período neolítico (10.000 a. C). Ludovico Schwennhagen, que foi professor no Liceu Piauiense, e muito conhecido meu através de minhas pesquisas no APPI (nos anos 2009-2010 eu fui o campeão em tempo de pesquisa!), escreveu muito bem sobre a vinda dos fenícios/sefaraditas ao Piauí a partir de Lisboa. Obviamente, hoje não tem o esplendor de alguns momentos áureos do passado, mas continua sendo herdeira das grandes civilizações que por lá prosperaram, inclusive os judeus sefaraditas e marranos (forçados ao catolicismo), dos quais muitos de nós piauienses descendemos, mas devido à destruição de nossa história genealógica, não sabemos e, se sabemos, não podemos provar. Tenho esperanças que o Arquivo Histórico Judaico de Pernambuco possa vir a fazer este trabalho. O fato de a legislação portuguesa atual conceder a cidadania portuguesa aos descendentes de marranos dará impulso a estes estudos. Na última vez que estive em Recife olhando o livro de passaportes dos viajantes, notei que algumas pessoas que viajavam para Iguatú-CE tinham a terminação MARRANO (alcunha, tal como Francisco Marrano!). Também notei alguns "Rodrigues marranos" entre os retirantes cearenses acampados nos núcleos do Piauí por volta de 1875. 

BOAS NOTÍCIAS DE LISBOA
Hoje, em conversa com o Pró-reitor da PROPI/IFPI, o mesmo disse que foram assinados protocolos de intenções com várias universidades portuguesas para a execução de cursos de pós-graduação, e que percebeu da parte dos portugueses uma vontade de iniciarem o mais rápido possível os cursos. Estou convencido de que a coisa é, como de diz, "prá valer" pois a viagem não foi no apagar das luzes da administração e existe, inclusive, uma provável reeleição. Além do mais, este Reitor tem sido, até agora, muito responsável em seus compromissos. Está me surpreendendo para o caminho do bem. A campanha eleitoral que o levou à vitória foi toda costurado, amarrada mesmo. Eu pensei que este processo fosse deixar a gestão amarrada, pesadona. Mas me enganei, está bastante solta. E uma iniciativa como esta, a qual deve ter o apoio de todos, é uma prova disso. 

EU
Estou em vias de fazer uma cirurgia. Dizem que é bastante simples, mas "operação é operação". Meu saudoso cunhado Marcel Schiess fez, na Suiça, uma operação que, em princípio, não seria de grande risco. Houve uma complicação, e o mesmo faleceu ainda bem jovem! Vou me esforçar para viver mais uns 35 anos. Porém, em face do acima dito, peço sinceras desculpas pelas chateações que tenho causado aos colegas. Dando errada a cirurgia, não quero chegar ao outro lado todo contaminado de raivas alheias contra mim. Bastam os meus pecados, para me deixarem em dificuldades!