sexta-feira, 30 de maio de 2014

Será o fim do casamento PT / Fundos de pensão?

"Deu no Estadão

O governo sofreu esta semana a segunda derrota significativa em um fundo de pensão desde que o PT chegou à Presidência da República em 2002. Por cerca de 9 mil votos, a chapa apoiada pelo Planalto perdeu a eleição na Fundação dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ), maior fundo do País, com um patrimônio de R$ 170 bilhões.

Na semana passada, uma chapa formada por auditores da Caixa Econômica Federal já havia vencido a disputa para representantes eleitos do Fundo de pensão do órgão, a Funcef, o terceiro maior do Brasil. O grupo levou a melhor frente a representantes mais tradicionais no cenário político dos fundos de pensão.

Para um ex-executivo da Previ, o resultado dessas eleições mostra um esgotamento do modelo de gestão do PT e uma insatisfação muito grande com o posicionamento dos sindicatos nos últimos anos. “Houve uma grande rejeição aos sindicatos, especialmente nos votos dos aposentados”, disse.

A chapa apoiada pelo governo na Previ tinha como base nomes ligados à Central Única dos Trabalhadores (CUT) e à Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf)."



Me lembro como se fosse hoje. O Velho e sempre atual Chico de Oliveira, o grande sociólogo brasileiro, dizendo no congresso do ANDE-SN em Salvador, que estes fundos eram sustentáculos do PT à época. Agora, parece que não são mais.

terça-feira, 27 de maio de 2014

Reconhecimento de Saberes, Competências e o Perigo de Inconstitucionalidade

Se, em relação ao Reconhecimento de saberes e competências, não adotarem critérios uniformes e universais para todos os institutos do Brasil, estará criada a maior esculhambação educacional da história recente deste país. Ocorrerão enxurradas de ações judiciais, de pedidos de transferência e de abandono da profissão. Será o início do fim do sistema tal como o conhecemos. Se isto vier a acontecer, Dilma Rousseff entrará para a história como uma das piores malfeitoras da educação deste país, apesar de a intenção dela, com estas medidas, pretender exatamente o contrário. O mistério todo é que estão tocando num ponto de sensível dependência às condições iniciais. Numa linguagem mais direta, estão mexendo com o CAOS. 

  
Secretário da SETEC e Reitora do IFSC 
http://blogdareitora.ifsc.edu.br/2014/02/14/mudancas-na-gestao/

Só para dar um único exemplo, imagine que a professora Y não consiga ter o seu pretendido reconhecimento em seu instituto, mas verifique que, pelos critérios de outro instituto, consegue o seu pretendido reconhecimento. Este simples fato, já violaria a Constituição Federal. Nestas condições, a professora Y poderia processar o Estado Brasileiro, e nenhum juizo deste Mundo deixaria de dar razão a ela, pois a violação seria ampla, total e sem restrições. De fato, não haveria como justificar a existência de dois profissionais e servidores públicos com iguais saberes e competências recebendo, num Estado Democrático de Direito, diferentes remunerações por suas atividades laborais.

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Preconceitos positivos: o trabalho

PRECONCEITO 2. O trabalho faz bem.

Em princípio, o trabalho é uma terapia maravilhosa para o ser humano, pois concede-lhe a dignidade. Quando o homem trabalha honestamente, mesmo que ele não ganhe um bom salário, se sente útil aos outros, um praticante do bem, em sentido absoluto. Mas da forma irresponsável como muitas vezes se diz a frase em itálico acima, ela torna-se mentirosa. Se neste momento você fizer um trabalho aleatoriamente, é muito provável que ele vá te fazer um mal danado. Se você fizer o trabalho certo, talvez sirva até de terapia, melhorando a tua saúde. Eu, por exemplo, sempre gostei de meu trabalho, que era e continua sendo, ministrar aulas. Mas fiquei tanto tempo em pé, que acabei tendo dores de coluna e nos pés. Os evolucionistas dizem que a coluna vertebral humana é perfeita para se posicionar na horizontal, mas não em posição vertical. As dores de coluna, mormente hérnia de disco (que faz muitas pessoas sofrerem), dizem eles, é o ônus que o ser humano paga por ter saído da condição de macaco. O professor, o menos macaco dos seres humanos, portanto, é o que mais sofre, pois, juntamente com os cirurgiões, passam muito tempo em pé, razoavelmente parados e em situação estressante. Uma rede e um par de armadores custam muito menos do que uma mesa e uma cadeira. O professor devia trabalhar deitado em uma rede ou deitado no chão (numa manta ou colchão), tal como ocorria bastante na Grécia. Existiu um famoso matemático, salvo engano em Princeton, que solicitava uma cama para poder trabalhar melhor. Portanto, seja qual for a sua profissão, procure saber quais são as principais doenças associadas a ela. E tome as providências necessárias para evitá-las. Se possível, coletivamente, dentro das associações de classe e sindicatos. Estes, não devem servir apenas para tentar derrubar governos e botarem outros (talvez piores!) não. Devem se preocupar também com a saúde preventiva do trabalhador.

O certo seria dizer: O trabalho adequado e racionalmente executado pelo homem, faz bem a ele.


domingo, 25 de maio de 2014

Preconceitos positivos

Muitos têm falado e combatido os preconceitos, usualmente tidos como negativos. No entanto, grande mal à Humanidade têm causado, os preconceitos positivos, ou seja, aqueles "conhecimentos" precipitados que não analisam os vários ângulos dos problemas envolvidos. Neste meu blogue, farei uma campanha objetivando desmistificar alguns destes preconceitos. Muitos serão as nossas postagens relativas a esta temática. Como quero realmente chamar atenção, neste início irei radicalizar, inclusive para poder causar o necessário impacto que a questão requer.

PRECONCEITO 1: É positivo que o homem e a mulher tenham relações sexuais, e é negativa a masturbação.

Concordaríamos com este preconceito se qualquer relação sexual fosse benéfica e qualquer masturbação fosse maléfica. Uma análise rigorosamente cartesiana dificilmente chegaria a esta conclusão. Muito pelo contrário, esta análise, estatisticamente, nos levaria a resultados realmente desfavoráveis para a relação sexual. A masturbação certamente seria, estatisticamente considerada, algo muito mais benéfico para o ser humano. Evitaria muitos problemas, inclusive doenças fatais. Alguém poderá dizer: "Ah! É um instinto, e instintos são inevitáveis!". Outro preconceito, pois sempre existiram os celibatários, os quias, mesmo que não sejam celibatários durante toda a vida, o são continuamente durante muitos anos de suas vidas. E na maioria das vezes, são as pessoas mais equilibradas deste mundo. Eu, por exemplo, vivi com os jesuítas durante semanas, e ainda hoje penso que jamais encontrarei homens mais equilibrados e disciplinados (Vejam só este nosso Papa atual!). Este preconceito é tão irracional que chega-se ao cúmulo de se afirmar que os homossexuais sofreriam por ser celibatários. Não teriam relações hétero-sexuais normais e, neste particular, inevitavelmente seriam celibatários. Como não praticaríam o ato positivo, estariam numa situação negativa, e sofreriam. 

Estamos ultrapassando 7 bilhões de pessoas e, brevemente, Malthus voltará à moda. A defesa para o preconceito positivo é a criação de preconceitos negativos. O posicionamento racional deve ser:

A relação sexual, hoje, é ato muito perigoso, do qual pode resultar inúmeros problemas, inclusive a morte através de AIDS e outras doenças. A masturbação é ato sexual, isento de perigos.

Se você estiver levando o que digo na gracinha, veja este trecho de um relatório da OMS acerca da falência dos antibióticos:

"Mais de 1 milhão de pessoas estão infetadas com gonorreia em todo o mundo e falência de tratamento de último recurso com cefalosporinas de 3.ª geração foi confirmada na Áustria, Austrália, Canadá, França, Japão, Noruega, Eslovênia, África do Sul, Suécia e Reino Unido" (http://www.portaldasaude.pt/portal/conteudos/a+saude+em+portugal/noticias/relatorio+oms.htm).

Minha irmã Loiziana Miranda, patologista de grande experiência, já havia me falado, há muito tempo, da enorme quantidade de pessoas que chegam com pequenas doenças aos hospitais e acabam adquirindo doenças mais graves.

sábado, 24 de maio de 2014

Ronaldo Fenômeno Apóia Aécio Neves

Ronaldo Aécio Instagram

Por esta, Dilma não esperava. E nem o corintiano Lula. Os blogues estão anunciando que o fenômeno, sentindo-se mal e reclamando dos atrasos da copa, ainda manifesta apoio ao seu conterrâneo. Estará Ronaldo dando mais um de seus velozes e furiosos dribles? Com esta novidade, o PT deve procurar, imediatamente, uma zaga à altura!


quinta-feira, 22 de maio de 2014

A Região de Ninguém e o "Locus" de Todos

Administrar bem o armário da gente é uma coisa quase impossível, quanto mais administrar uma instituição como o IFPI! Hoje tive uma conversa de muita serenidade e bastante esclarecedora com o Pró-reitor da PROPI  em relação às políticas de pesquisa e capacitação dos servidores. Tanto no plano político quanto na capacidade de dialogar com quem defende posições contrárias, este nosso colega tem evoluído bastante. Deixei muito claro para ele, e estou convencido de que ele concorda comigo, de que minhas duas últimas críticas aos programas, as quais encaminhei ao MP, não têm qualquer conotação pessoal. Apenas julguei abstratamente a situação. As pessoas do MP, que lidam com os grandes problemas deste país, quando vêm uma reclamação como as que às vezes faço, devem se deliciar, pois elas devem parecer colírio para os olhos deles. Tenho um irmão que trabalha na Casa de Custódia. Quando eu falo em problemas de trabalho, ele diz: "Problema! Este é o problema!? Não! Entre vocês não há problemas, vocês trabalham com o que deu certo, somente com o que deu certo!". Mas seja lá como for, nós também precisamos fazer as nossas críticas, dialogar com outros órgãos e elaborar estes colírios. Os membros do MP, o órgão uniforme e igualmente competente em todo o território nacional, também sabem das dificuldades relacionadas ao vínculo entre a normatividade e os atos administrativos. O direito administrativo brasileiro é aquela coisa que dá trabalho a todos. Os próprios procuradores devem sofrer com ele quando vão administrar. Fazendo uma comparação com o que ocorre com a medicina, diríamos que o direito administrativo é a "região de ninguém" (articulações das mãos) do direito brasileiro. Na administração, ninguém pratica só atos totalmente legais, justos e benéficos para a comunidade. Não! Esta perfeição não se espera de ninguém. O que devemos esperar sempre, foi o que tive hoje! Uma sincera demonstração em querer se superar e melhor fazer o seu trabalho, servindo bem à comunidade! Este ano, estou convencido de que grandes realizações ocorrerão na PROPI.

quarta-feira, 21 de maio de 2014

O recorde

Um colega nosso, tão disciplinado quanto o velho Immanuel Kant (meu segundo filósofo preferido!), e com muito orgulho de seu record de 11 anos sem faltar aulas no IFPI dirigiu-se a mim, juntamente com outros,  indagando se eu também havia tido "ponto cortado". Respondi: "estou em exames para saber qual é a minha doença que faz minha perna doer. Não posso acumular isto agora, vou adiar este sofrimento para mais tarde". Já falei para os meus chefes não me darem estas notícias agora. Se você souber, por favor, me poupe.

Particularmente, achei muito bonita a posição do acima citado professor, o qual estava preocupado não com o dinheiro (que obviamente faz falta a todos nós!), mas com o fato de que formalmente não possui mais o seu recorde. Ilustre colega, o que tenho a te dizer é que se Deus der a mim a oportunidade de tê-lo conosco por mais 11 anos, verei o seu recorde ser dobrado, pois a sua disciplina para com o seu corpo e sua mente é tão grande, que saúde não lhe faltará, tal como tem ocorrido até agora. Veja o fato não como desestímulo, mas como estímulo, para prosseguir no glorioso caminho kantiano do enaltecimento das maiores virtudes, caminho que leva, inclusive, à saúde física e mental do caminhante e de todos os que o acompanham.

terça-feira, 13 de maio de 2014

O INSÓLITO BOICOTE

Os dados econômicos são completamente contrários aos propostos boicotes contra a economia russa por parte da UE. Boicotes dos EUA contra a Rússia surtiriam pouco efeito, pois os russos não têm praticamente nada com os EUA. Boicotes por parte da UE é pura autofagia econômica para a Europa, principalmente para a Alemanha. Tudo leva a crer que o conflito ocorre fora dos estados. É o início de uma nova fase do capitalismo?

EUA:
Dívida externa: US$ 14,71 trilhões (2011).
Exportações: US$ 1,497 trilhões (2011) - Principais parceiros: Canadá (19%), México (13,3%), China (7%) e Japão (4,5%).
Importações: US$ 2,236 trilhões (2011) - Principais parceiros: China (18,4%), Canadá (14,2%), México 11,7%), Japão (5,8%) e Alemanha (4,4%)


RÚSSIA:
   As exportações russas são direcionadas, em grande parte, para a União Europeia (UE-27) e para a Ásia. Em 2012, a UE 
respondeu por 45% das vendas russas, seguida da Ásia, com 24%. Individualmente, os Países Baixos foram o principal destino das vendas russas (14,3% do total). Seguiram-se: China (6,3%); Itália (5,3%); Alemanha (4,4%) e Belarus (3,9%). O Brasil obteve a 33ª posição entre os compradores do país, com 0,4%.
  A União Europeia é também a principal origem das importações russas. Em 2012, supriu cerca de 34% da demanda local, seguida da Ásia, com 30%. Individualmente, a China foi o principal exportador para a Rússia (15,4% do total). Seguiram-se: Alemanha (9,4%); Ucrânia (5,5%); Estados Unidos (3,8%); Belarus (3,6%) e França (3,2%). O Brasil ocupou o 19º lugar entre os supridores, com 1% do total. 







segunda-feira, 12 de maio de 2014

O IFPI está no caminho certo

LISBOA, VELHA CIDADE! 
Qual a mais antiga cidade do que usualmente chamamos Oeste Europeu? Roma ou Paris, responderiam alguns. E errariam, pois, é Lisboa, a qual tem aproximadamente a mesma idade que Atenas. Foi fundada pelos fenícios e, como pequeno povoado, existe desde o início do período neolítico (10.000 a. C). Ludovico Schwennhagen, que foi professor no Liceu Piauiense, e muito conhecido meu através de minhas pesquisas no APPI (nos anos 2009-2010 eu fui o campeão em tempo de pesquisa!), escreveu muito bem sobre a vinda dos fenícios/sefaraditas ao Piauí a partir de Lisboa. Obviamente, hoje não tem o esplendor de alguns momentos áureos do passado, mas continua sendo herdeira das grandes civilizações que por lá prosperaram, inclusive os judeus sefaraditas e marranos (forçados ao catolicismo), dos quais muitos de nós piauienses descendemos, mas devido à destruição de nossa história genealógica, não sabemos e, se sabemos, não podemos provar. Tenho esperanças que o Arquivo Histórico Judaico de Pernambuco possa vir a fazer este trabalho. O fato de a legislação portuguesa atual conceder a cidadania portuguesa aos descendentes de marranos dará impulso a estes estudos. Na última vez que estive em Recife olhando o livro de passaportes dos viajantes, notei que algumas pessoas que viajavam para Iguatú-CE tinham a terminação MARRANO (alcunha, tal como Francisco Marrano!). Também notei alguns "Rodrigues marranos" entre os retirantes cearenses acampados nos núcleos do Piauí por volta de 1875. 

BOAS NOTÍCIAS DE LISBOA
Hoje, em conversa com o Pró-reitor da PROPI/IFPI, o mesmo disse que foram assinados protocolos de intenções com várias universidades portuguesas para a execução de cursos de pós-graduação, e que percebeu da parte dos portugueses uma vontade de iniciarem o mais rápido possível os cursos. Estou convencido de que a coisa é, como de diz, "prá valer" pois a viagem não foi no apagar das luzes da administração e existe, inclusive, uma provável reeleição. Além do mais, este Reitor tem sido, até agora, muito responsável em seus compromissos. Está me surpreendendo para o caminho do bem. A campanha eleitoral que o levou à vitória foi toda costurado, amarrada mesmo. Eu pensei que este processo fosse deixar a gestão amarrada, pesadona. Mas me enganei, está bastante solta. E uma iniciativa como esta, a qual deve ter o apoio de todos, é uma prova disso. 

EU
Estou em vias de fazer uma cirurgia. Dizem que é bastante simples, mas "operação é operação". Meu saudoso cunhado Marcel Schiess fez, na Suiça, uma operação que, em princípio, não seria de grande risco. Houve uma complicação, e o mesmo faleceu ainda bem jovem! Vou me esforçar para viver mais uns 35 anos. Porém, em face do acima dito, peço sinceras desculpas pelas chateações que tenho causado aos colegas. Dando errada a cirurgia, não quero chegar ao outro lado todo contaminado de raivas alheias contra mim. Bastam os meus pecados, para me deixarem em dificuldades!