sábado, 22 de fevereiro de 2014

Desse Jeito, Lula Acabará Sendo o Candidato!

O mais conceituado instituto de pesquisas, atualmente, é o DATAFOLHA. Durante muitos anos foi o IBOPE, o qual se desgastou bastante desde as eleições ganhas por Leonel Brizola no Rio de Janeiro. Pois bem! O que  diz o DATAFOLHA sobre o cenário político atual? Isto:

Editoria de Arte/Folha

Com "bom ou ótimo" em apenas 41%, fica muito clara a dificuldade para o atual governo. E tudo isto, retirando-se o Joaquim Barbosa do páreo! Não andam dizendo que ele vai sair do STF? Suponhamos que saia. Nem precisa se candidatar para fazer decolar algum candidato. Exatamente por isto, todos andam querendo que ele seja (pelo partido de quem convida, é óbvio!) candidato a governador, senador, etc e tal. E diante de um quadro complicado destes, ainda existem "apoiadores do governo" propondo leis extravagantes de segurança para a Copa. 
 
A Copa fica segura! Tudo bem, em relação a isto! E a questão dos votos?! Quando começarem a espalhar na INTERNET coisas do tipo "Soltar rojão: x anos de cadeia em regime fechado; Corrupção: y anos de cadeia em regime semi-aberto", vai se espalhar que nem peido (flatulência) em festa. Segurança se faz com inteligência e um bom número de policiais, tal como fizeram em Sochi (Olimpíadas de inverno na Rússia). Outro fator complicador para o governo é que a campanha de reeleição  está se acoplando demais à Copa. Se continuar neste ritmo, daqui há pouco a reeleição ficará condicionada ao hexacampeonato. E a probabilidade de isto ocorrer é muito mais baixa do que o percentual de votos que o DATAFOLHA apresenta para o governo.