domingo, 2 de setembro de 2012

Contundência


Costumo fazer pesquisas de genealogia, mormente sobre os membros antigos de minha família Abreu Bacelar (veja as postagens do dia 29 de junho de 2012). É um "hobby" natural que me foi imposto pelas circunstâncias de minha própria vida desde a infância, devido ao fato de haver mitificação em relação a alguns de meus ancestrais e de um modo especial a Luís Carlos Pereira de Abreu Bacelar.  O estudo genealógico, devido à sua complexidade prática nos ensina muitas coisas. Como sumiram os livros da freguesia de Nossa Senhora da Conceição dos Aroazes relativos ao período 1739-1809, fui induzido a ler todo tipo de documento, inclusive os autos de processos penais. E neles a gente percebe que a safadeza neste Brasil sempre foi muito grande. Entretanto, nos tempos atuais está passando dos limites a ponto de inverter a ordem natural das coisas.

O julgamento do mensalão está indo em boa direção. Está assumindo uma postura de mais objetividade. Inclusive o relator, induzido pelo desenrolar do próprio processo, adotou o método aristotélico-cartesiano analítico (foi na Alemanha que Cartesius aprendeu estas coisas) quebrando o julgamento em várias etapas. Está na hora, como diz nosso colega Diretor Geral do IFPI, de dar um basta. Antes que se cumpra o temor de Rui Barbosa, é necessário darmos o basta. Não pode haver a inversão total dos valores. Os errados não podem chegar ao cúmulo de pensarem, e agirem, como se o erro deles fosse o certo.

Tenho alertado neste blog acerca da real necessidade de adotarmos uma postura de maior racionalidade na condução de nosso processo eleitoral, inserindo segundo turno, desincompatibilização, prazos de cessação, "prognosticabilidade" e transparência. Quem estiver pensando que poderá se esconder atrás da negação destas benéficas propostas está redondamente enganado e, os últimos acontecimentos (aliás, bastantes contundentes e iniciais!), são uma boa indicação disto. Pelas leis da natureza, toda ação provoca uma reação. Sendo a omissão, no plano subjetivo, uma das mais relevantes ações, ela induz terríveis reações.

Quanto aos problemas do DINTER e MINTER no IFPI, a partir de amanhã vou procurar informações, inclusive dentro do oficialismo.

Lossian Barbosa Bacelar Miranda.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários