quinta-feira, 18 de novembro de 2021

SEMIPRESIDENCIALISMO

O Ministro Dias, com sua estória de Semipresidencialismo 

(Semi-presidential system, https://www.oxfordbibliographies.com/view/document/obo-9780199756223/obo-9780199756223-0271.xml, e https://www.worldatlas.com/articles/what-is-a-semi-presidential-system-of-government.html), 

já está amparado pelo Estadão (https://opiniao.estadao.com.br/noticias/notas-e-informacoes,semipresidencialismo-uma-mudanca-possivel,70003782261). 


É bom saberem que o Brasil não é Semipresidencialista. Aqui, todos os estudiosos sérios dizem, o sistema é Presidencialista. Presidencialista meio esculhambado, mas é, sim. Se Dias quer mudar para outro sistema, que tente mudar a Constituição Federal, aproveitando o poder grande que está tendo. Mas não conte comigo para isso, pois já vi mudanças demais dando muito errado (sou estudioso de Estatística e sei que a probabilidade de ações apressadas darem errado é maior que 97%). E essa já começaria péssima. A única mudança justa seria a volta ao Reinado, pois a República tem sido muitíssimo criticada. Parece que a chamada coisa pública (res publica, em latim), não se encaixa bem com as ânsias dos nossos administradores. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários