segunda-feira, 22 de novembro de 2021

Pastor Silas Malafaia está certo.

Vi deboches relativos à proposta de viagem do Pastor Silas Malafaia por Dubai e Jerusalém. Tal como Frankfurt e Milão são portas de entradas aéreas para a Europa, Dubai hoje é para o Oriente Médio. Isso por questões de vantagens oferecidas pelos aeroportos e acessos de transportes terrestres, aquáticos, etc. A proposta do Pastor é boa, ecumênica e desprovida de qualquer sinal de intolerância e ignorância. Pior do que saber pouco é saber pela metade e julgar que sabe tudo. Nos deboches é dito que Dubai é cidade nova e nada tem a ver com Jesus Cristo, como se Jesus nem sequer tivesse tido a chance de ter ido lá. Bem, prova de que ele lá esteve não temos, mas também não existem provas em sentido contrário. E a explicação segue abaixo.

Mesmo que Dubai, enquanto cidade, seja nova, por lá, na antiguidade, passavam caravanas fazendo comércio entre o Ocidente e o Oriente. Quando Maria mãe de Jesus fugiu para o Egito ela viajou uns 1200 quilômetros. Com certeza, não ficaram na capital do Egito, foram para bem mais longe, muito provavelmente além de Siena (hoje Assuã), quem sabe até a Etiópia mesmo (falam que Baltazar era de lá!). 

Cristianismo, hoje subdividido em 10 ramos. Traços em preto indicam os grandes cismas. No primeiro em 431 a Igreja Assíria do Oriente se separa (Wikipédia em espanhol).

O Cristianismo se espalhou pelo Golfo Pérsico através da Igreja Assíria do Oriente, a qual hoje tem quase meio milhão de adeptos, mormente no Iraque e Índia, tendo sido, desde 431, de longe, mas muito de longe mesmo, a Igreja mais perseguida da História do Mundo (e a perseguição continua, senhores!). Além disso, o próprio Islã foi influenciado por esse Cristianismo basilar. É ignorância, afirmar que Dubai nada tem a ver com Jesus Cristo ou com seu seguidor, Maniqueu. Jesus pode até ter vivido por lá, sim. Nada se conta sobre seus trinta anos posteriores à fuga para o Egito. De Jerusalém até Dubai são uns dois meses de viagem andando a pé e de barco, passando por cidades conhecidas. O que são dois meses comparados a 30 anos? Eu, se estivesse um pouquinho mais “forrado”, iria Pastor Silas Malafaia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários