sexta-feira, 23 de março de 2018

STF, TRF4, Lula e Seu Luiz da Farmácia

Pelo que eu entendi, o STF não permitiu a prisão do Lula pelo TRF4 (Na ação do TRIPLEX) até o dia 4/4. Não me lembro de o STF ter dito nada a respeito do dia 5/4/2018 em diante. Lula ainda não tem habeas corpus preventido. Tem apenas a garantia de não ser preso pelo TRF4 (na ação do TRIPLEX). Nada impede, por exemplo, de ter prisão preventida hoje (na suposição de que haja razões para tanto, incluindo outros processos!). O partidarismo leva aos exageros. Haverá uma polêmica real e danada é se por razões que só o Brasil conhece, o habeas corpus não for julgado e desta vez não permitirem o salvo conduto. De fato, o salvo conduto foi polêmico, pois alterou a decisão do TRF4 que ainda nem saiu em sua plenitude. Suponhamos (só em tese, para raciocinar melhor!) que o TRF4, por exemplo, encontrasse fatos novos que justificassem a prisão preventiva. Poderia mandar prender? Eu acredito que a lógica diz que sim. O STF vai se complicar cada vez mais se não se livrar logo deste emblemático caso, o qual já está passando de difícil. Afinal, política e justiça misturadas, geram explosivos. Montesquieu já sabia disto. Podem ocorrer explosões mil vezes piores do que as que temos visto. 

SÍNTESE: Um não prende porque não estava pleno e o outro, não estando pleno, não deixa prender. Faz lembrar a conversa do jovem pedreiro com meu pai. 
"Seu Luiz, sua farmácia ficou bacana! Só falta eu tirar aquelas travancas e colocar umas chaves cruz modernas e impossíveis dum ladrão roubar."
"A única coisa que eu não quero é esta chave que evita de ladrão roubar, respondeu seu Luiz da farmácia."

 A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas em pé
Luiz Barbosa de Miranda (Seu Luiz da Farmácia), com os netos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários