Recebi um e-mail da Diretoria Geral do campus Teresina Central do IFPI e, na impossibilidade de compartilhar meu ponto de vista com a Comunidade dentro do próprio e-mail, publico esta correspondência neste espaço público:
De: lossian@bol.com.br
Enviada: Sexta-feira, 15 de Maio de 2015 09:59
Para: ezequias@ifpi.edu.br
Assunto: Eleição
Acabo de ler e quase não notei pontos muito questionáveis. Se alguém quiser questionar, com certeza poderá fazê-lo fundamentado, assim penso, em apenas dois pontos:
a) UM MEIO PARA O VOTO DOS DISCENTES: não está em paralelismo com a lei dos institutos. Esta, atualmente, fala em um terço-um terço-um terço;
b) EXISTÊNCIA DE ASSSEMBLÉIAS: também não está em paralelismo com a lei dos institutos. Esta, funciona apenas com eleições diretas.
Penso que seria melhor dois turnos e, tudo, numa só etapa. Não vi boa lógica em se fazer uma eleição separada para diretores. Sinceramente, eu preferiria que não houvesse pontos polêmicos, pois desse jeito corre o risco de alguém questionar e, a eleição, não acontecer. Aliás, ela já está demorando demais, e colocando em risco a credibilidade dos gestores.
O que digo acima é apenas um ponto de vista jurídico, de adequação do caso concreto às leis feitas pelos nossos "maravilhosos deputados e senadores" e não um juízo de valor meu.
Queira Deus, tudo dê certo!
Lossian B B Miranda.
________________________
De: ezequias@ifpi.edu.br
Enviada: Quinta-feira, 14 de Maio de 2015 18:09
Para:
Assunto: Eleição
Prezados servidores,
Nos últimos anos, vivenciamos um processo democrático histórico de eleições para Reitor e Diretores Gerais dos Campi do IFPI. Nessa perspectiva, entendemos que a escolha de gestores através do processo de eleição é uma prática democrática que, uma vez iniciada, impõe-se como condição de conquista da qual não se pode retroceder.
No primeiro momento desta gestão, optamos por fazer uma consulta, através de colegiado, para ocupação dos cargos de Diretor de Ensino, Diretor de Extensão e Chefia do Departamento de Administração. Posteriormente, fizemos consultas para os cargos técnicos com os servidores daqueles setores e fizemos consultas para os departamentos e coordenações de Ensino, também, com os servidores ligados a estes setores. Porém, conscientes da responsabilidade e da importância de assegurar a continuidade do processo de construção de práticas democráticas dentro da nossa Instituição, propomos agora a consulta para ocupação dos Cargos do Campus Teresina Central, com ampla participação de todos os seguimentos, em cumprimento ao compromisso por nós assumido quando em campanha para o Cargo de Diretor Geral deste campus.
Para construção desse processo mais amplo, realizamos duas assembleias com os três seguimentos para discutir pontos relevantes da portaria para eleição, como: quem poderia votar ou ser votado em determinados cargos, qual seria o peso do voto dos servidores e dos alunos, qual seria o critério para o servidor ser exonerado da função, etc. Tomando como base o que foi deliberado nestas assembleias, publicamos a Portaria Nº 1.313, de 12 de maio de 2015, com as diretrizes para efetivação do processo.
Na certeza de que esse processo contribuirá para consolidação das práticas democráticas no nosso Campus, contamos com o envolvimento de toda a comunidade neste momento tão significativo para nossa Instituição.
Aproveitamos o momento para lembrar que a Comissão Eleitoral será escolhida em assembleias, conforme datas especificadas na portaria Nº 1.313, no andar B5, em frente ao restaurante, às 17h30.
Atenciosamente,
Prof. Ezequias Matos Esteves
Diretor Geral do IFPI - Campus Teresina Central
Tel. (86) 3215-5203 8852-0594 9533-1914
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários