quinta-feira, 14 de maio de 2015

A Portaria 1313

Fatos:

1. Ontem uma colega professora disse que havia saído a portaria disciplinando a eleição para coordenadores, chefes de departamentos e coordenadores no campus Teresina Central do IFPI. 
2. Hoje pela manhã fui ver no site do IFPI e não vi nada. 
3. Fui falar com o Diretor Geral a respeito desta ausência e ele confirmou o fato. E pediu que eu olhasse os murais do campus para ver a Portaria nº 1313 de 12 de maio de 2015. Disse que já algum tempo tem tentado fazer a eleição.
4. Em ato contínuo, fui falar com o Reitor do IFPI em relação aos fatos e pedi ao mesmo que entrasse em entendimento com o Diretor Geral para que as informações relevantes da instituição tenham plena divulgação, sempre. Para que não hajam desencontros.
5. Fui ao Setor de Comunicação do IFPI, mas não tive a sorte de falar com o jornalista responsável pelo setor, pois ele não estava lá naquele exato momento. Aproveitei a oportunidade de estar próximo, e fui falar um pouco com a procuradora da AGU junto ao IFPI sobre o caso e ela mostrou-se favorável à nossa preocupação.
6. Em seguida, fui falar com o Diretor Geral, o qual se surpreendeu com a rapidez minha em conversar com o Reitor.

Comentários:

1-2: Democracia e divulgação pública são coisas muito sérias, pois, inclusive, existem leis e crimes específicos relacionadas a elas. Por um lado, as autoridades não podem, sob hipótese alguma, deixar transparecer, minimamente, que fazem qualquer tipo de seleção política de notícias. Por outro lado, também não devem publicizar documentos apenas por meios arcaicos existindo mecanismos mais eficientes (e existem, sabemos disso!). A situação posta não é boa, portanto, para ninguém.
3. Ocorrereram, inclusive, propostas do próprio Reitor, também. A Comunidade quer ver é o cumprimento das propostas, o mais rápido possível, pois o tempo está passando.
4. O Reitor mostrou-se preocupado com a situação. Creio que em breve haverá a solução do problema.
5. Irei falar com eles hoje à tarde. A Procuradora, como operadora do Direito, e pessoa de grande experiência que viveu em tempos de ditadura, sabe perfeitamente o significado de nossa preocupação.
6. Minha conversa com o Reitor foi muito rápida, não disse nem bom dia para ele e, fui direto ao assunto. Ele percebeu que eu estava realmente preocupado com o fato.

Quanto à portaria, é interessante o número dela: 1313, o qual é o número que elegeu o Dep. Assis Carvalho (http://www.eleicoes2014.com.br/assis-carvalho/).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários