terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Porque Falei Sobre as Cidades.

Conversando com algumas pessoas que acompanharam os candidatos nos debates pelos campi do interior, algumas me disseram que fui esperto em sempre falar da História das cidades e associar, em alguns casos, meus ancestrais à cidade. Quero dizer que fiz isto, mas apenas nas cidades onde minhas pesquisas histórico-genealógicas permitiam apresentar pesquisas originais em relação à região. Sou professor de matemática, mas também um estudioso da história colonial do Piauí, pois durante muito tempo fui um dos maiores pesquisadores do APPI, tendo sido, no ano de seu centenário, o pesquisador com mais tempo de pesquisa. Na foto oficial do centenário, sou eu quem aparece sentado na mesa, pesquisando. Me prestaram uma homenagem por isto no dia dos 100 anos do APPI. Tenho trabalhos de nível nacional publicados no ramo da genealogia e história, tais como "Demonização e Mitificação de Luís Carlos da Serra Negra" [http://www.encontro2012.historiaoral.org.br/resources/anais/3/1340394649_ARQUIVO_DemonizacaoENHO2012UFRJ.pdf] e "Os Autos de Justificação do Coronel Serra Negra e a Carta de Brasão de Armas do Capitão-Mor Luís Carlos Pereira de Abreu Bacelar" [http://pyaugohy.blogspot.com.br/search?q=serra+negra], onde é possível ver algumas informações que apresentei nas cidades por onde passei. Creio que um Reitor que mereça tal nome não pode participar de um ciclo de debates sem apresentar novos conhecimentos. O lugar onde tive mais dificuldades foi em Uruçui. Lá eu fui à Igreja e aprendi que o antigo nome da cidade era Fazenda Jacaré, acerca da qual agora acrescento a seguinte informação:
No século XVIII a fazenda Jacaré, situada na antiga região de Jerumenha, pertenceu aos filhos do Capitão-Mor de Parnaíba e Valença Luís Carlos Pereira de Abreu Bacelar, cujo filho de mesmo nome entrou em rota de colisão com o Rei D. João VI e teve os descendentes naturais perseguidos logo após o  seu trágico falecimento em 1811.
Lossian Barbosa Bacelar Miranda.
lossian@oi.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários