quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

A Democracia é Nosso Guia.

Todos sabem do esforço colossal que temos feito para que em nossa instituição haja eleições democráticas. Existe a autonomia administrativa, a qual está estabelecida na Lei de Criação dos Institutos. Enquanto quisermos nos guiar pela falta de democracia em relação à escolha dos cargos, o Governo não poderá mover uma palha para mudar esta situação. Ela depende exclusivamente de nós. Vimos nesta eleição uma oportunidade de ouro para fazermos esta construção, a qual já é uma realidade inadiável. Já existe o compromisso formal de ambos os candidatos que agora disputam o 2º Turno. Me esforcei demais para que o colega Paulo Henrique estabelecesse o critério democrático que adotou, e que certamente o beneficiou no 1º Turno. Com o candidato Darley tive também um grande trabalho, o qual pode ser visto nos próprios debates, mais precisamente nos de Uruçui e Corrente. No entanto, eu já vinha martelando nesta tecla há muito tempo. Sei que ele próprio deve ter feito um duro trabalho de convencimento de seus apoiadores. Afinal, era mais difícil para ele do que para o Professor Paulo Henrique. Como ambos se igualaram nesta questão crucial, resolvi premiar o Professor Darley com nosso apoio pois, afinal de contas, ele sofreu muito mais que seu oponente para fazer esta "costura", tão importante para a democracia em nossa instituição. Seria injusto que eu não o apoiasse, mesmo tendo sido o Professor Paulo Henrique Secretário Geral do SINDIFPI, que nós criamos, e do qual fui o primeiro Presidente. 

Quando fui candidato, cumpri com minha obrigação de candidato e não "alisei" ninguém. Obviamente, esqueci o Brandim e o Reis pois,  em minha análise, eles teriam poucos votos (me enganei com o Brandim e me arrependo disso!). Se resolvo apoiar o Darley, também cumprirei com minha obrigação de apoiá-lo dignamente. Serei firme, mas sempre leal e verdadeiro em tudo o que disser. 

Julgo que o Professor Darley pode ser um bom reitor para este instituto e, digo a seguir, alguns motivos iniciais:
1º. Tem tempo para se dedicar à administração, pois pelo que eu saiba, não possui filhos pequenos para criar. Pode viajar para cumprir suas obrigações tranquilamente. Possui boa saúde e nenhum vício; 
2º. É administrador testado e aprovado, pois o campus de Floriano foi muitíssimo bem administrado por ele; 
3º. É muito dedicado à administração. Em Floriano, praticamente vivia dentro da instituição. Era até mais dedicado do que o Professor Santana em seus dois primeiros anos no CEFET-PI; 
4º. Se antecipa aos problemas e não deixa que eles se estabeleçam. Os cursos de licenciatura de Floriano tiveram notas melhores do que os de Teresina porque em Floriano estavam sempre pensando à frente. Quando presidi a Comissão de Ética, foi o gestor que veio até mim para que eu o orientasse na solução de um problema que poderia se estabelecer. E ele evitou que o problema se instalasse. Isso justifica, inclusive a quase inexistência de processos judiciais e administrativos advindos de conflitos no campus de Floriano; 
5ª. Tem a serenidade necessária para enfrentar os inevitáveis conflitos que ocorrem. E a humildade de aceitar críticas, corrigindo os erros. Não é perseguidor, nem vingativo. É um homem de princípios e tem religião;
6º. Não possui vínculos com políticos que possam interferir em nossa autonomia, e nem sua família, a qual é da Paraíba (ele é cidadão de Floriano, por vontade da Câmara Municipal de lá); 
7º. Não possui nenhuma pendência jurídico-administrativa que possa perturbar a sua concentração; 
8º. É engenheiro mecânico, um ramo inteiramente interligado a quase todas as atividades fim que existem em nossa instituição. Além de ser um professor com forte interação com a pesquisa, o ensino e a extensão.
Por estes motivos, e outros que posteriormente listarei, recomendo o voto no Professor Darley, o qual todos sabemos ser um homem extremamente responsável. 

Sairei desta eleição do jeito que entrei. Querendo o melhor para a instituição. Espero que gregos e troianos entendam e respeitem este humilde servo do Estado Brasileiro.

Lossian Barbosa Bacelar Miranda.
lossian@oi.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários