segunda-feira, 22 de julho de 2019

Samba e pagode em Teresina em 1877

Vi e transcrevi, samba e pagode em Teresina, mais precisamente na Barrinha, em agosto de 1877. Eu estava a procurar informações sobre meu bisavô, o qual morou na Barrinha. Genovefa Lobão Aguiar me falou que um seus  seus bisavós era proprietário de uma Barrinha. Não sei se era a mesma. Se alguém souber me avise, pois até hoje não sei onde fica este lugar. Neste período, sendo a relativa a meu trisavô, devia ser uma fazenda, pois o mesmo era vaqueiro profissional. 

2 comentários:

  1. Barrinha fica entre Altos, a Curva São Paulo e Pau D'arco. Com maior proximidade para Altos. É Lugar antigo, Francisco de Abreu Bacelar, meu trizavô, morou lá. Torcato (também chamavam Torquato, Trocato e Troquato. Penso que pelo fato de a pronúncia deste nome naqueles tempos ser rápida!), deve ter morado lá também. É lugar avançado, lá nasceu o samba. Um dos policiais paisanos era Manoel Vieira de Carvalho. Parece que era na própria curva São Paulo! Isso é fato muito notório e interessante. Neste período TORCATO morava na dita Barrinha

    ResponderExcluir
  2. Veja que é dito que lá no lugar dasfestas era um porto, o Porto da Barrinha. Ia-se de Teresina para lá, atravessando o rio e havia um porto do lado de lá. Certamene neste porto era embarcada a produção agropastoril da Barrinha.

    ResponderExcluir

Comentários