domingo, 15 de setembro de 2024

Exaltação da Santa Cruz: Antônio e Osima Rodrigues Abreu Bacelar

Hoje foi o fechamento dos festejos, com o Arcebispo Metropolitano do Piauí Dom Juarez Marques. É a nossa maior festa, a qual foi criada pelos negros escravos e Luis Carlos da Serrra Negra meu 5-avô, o qual fez a Capela inicial e autorizou, junto com o Bispo da época, de São Luís-MA, os cultos. 

"Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte" (2 CORINTIOS 7:10).

Hoje, o centro de poder é em Teresina mas, naqueles tempos, era na Casa da Serra Negra em Santa Cruz dos Milagres e, Luis Carlos da Serra Negra, comandava um Piauí que possuía a quinta receita bruta e a segunda líquida entre as capitanias (continua a ser nosso melhor gestor em todos os tempos, sob ponto de vista tributário!). Minha mãe me dizia que todos os dias pensava no irmão dela, Antônio, o qual morreu com 12 anos de idade (ela tinha 15 anos de idade) dentro da Casa da Serra Negra, a última pessoa que se tem notícias, morreu lá. Mas misteriosamente, meu avô, Firmo de Abreu Bacelar, resolveu sepultá-lo em Santa Cruz dos Milagres, onde hoje é venerado. Como contribuição a essa festa-mor, faaço o seguinte relato de minha mãe Osima, o qual talvez seja inédito: 

"... Ele, Antônio meu irmão, brincou de lutar com um menino vizinho da Casa da Serra Negra onde estávamos morando e na luta quebrou o braço do menino. A partir desse dia ele ficou cada vez mais triste e morreu" [Osima Rodrigues (de Abreu) Bacelar Miranda].

Acho que aqui estamos num mistério grande, pois poderia uma criança de apenas 12 anos ter remorso? Ou teria ele ficado impressionado com a leitura de textos bíblicos e se autoflagelado? O remorso, mesmo em crianças (ou principalmente nelas) pode levar à morte? 

O que minha experiência diz, mormente em Alto-Longá-PI onde ouvi muitos relatos, é que o remorso é um dos piores sofrimentos e pode ocorrer até muitos anos depois dos malfeitos praticados. Por isso, caso não queiras sofrer desse sofrimento, não faça males deliberados a ninguém. E, se fores administrador público, e sabendo que de seus atos resultou algum mal, saiba que as leis e Súmulas do STF permitem que você os anule, retroagindo. Eu não creio que meu tio Antônio soube o que é remorso, ele apenas era um santo, desses que vêm com uma missão muito específica, inclusive porque minha mãe me disse que ele era menino muito bom.

2 comentários:

Comentários