quinta-feira, 26 de agosto de 2021

O Pacheco jurista "perdeu o pênalti" mas o político "passou a bola"

O Bolsonaro nunca esteve tão forte. Seus adversários é que devem tomar muito cuidado. Pois tem poder concentrado e a cada dia fica mais vistoso como vítima. Os dois outros poderes estão a contribuir demais para isso. Todo mundo sabe que seu pedido para impedir Moraes foi justo, pois foram muitas lambanças. O coitado do Pacheco fez das tripas coração para não lascar impedimento nos três. Mas a situação político-econômica do país não permitia nem a obrigatoriedade da pior CPI da História (já começou errada!), quanto mais três “Impeachments”. Vamos botar a mão na consciência, pessoal, Moraes exagerou na dose.

terça-feira, 24 de agosto de 2021

Augusto Aras é aprovado na CCJ


Augusto Aras
Fonte: WIKIPEDIA

Aras sabe que com Bolsonaro irá para o STF após mais esses dois anos de mandato. No caso do inquérito esquisito das "fake news" Aras mostrou força e se fortaleceu, mormente perante o Senado. Moraes, com o tal inquérito das coisas falsas, foi o seu maior "cabo eleitoral". E o Bolsonaro nunca esteve tão forte. Queimaram o Jornal Nacional, FHC e Temer à toa (não misturo meu historiador Sarney com eles, inclusive, por causa da idade!), com o sociólogo dizendo às avessas (sempre às avessas!) que Lula é bom. Foi uma tragédia total para o PSDB. Os senadores têm em Aras alguém que não criminaliza a política e em Bolsonaro, os votos para se elegerem. Os 14 governadores, tamanho foi o alvoroço,  parece até que não se deram conta de que as polícias são forças auxiliares do Exército (Remonta às Milícias Portuguesas!). O Lula, coitado, quando sai nas ruas só recebe nomes impronunciáveis. A análise, não é minha, foi o que todos nós vimos. 

Reinaldo Azevedo agora ataca como comentarista em Economia

Reinaldo Azevedo parece ter percebido que os argumentos jurídicos de Bolsonaro são mais fortes do que o inquérito mula sem cabeça das noticias falsas.  Agora virou comentarista em Economia, confrontando pessoas sérias que têm passado a vida estudando esse dificílimo tema. Queira Deus, ele não seja uma ignorância audaciosa, que estude bastante o tema e ajude o Paulo Guedes com boas propostas e não mau agouro.

segunda-feira, 23 de agosto de 2021

MORAES ARQUIVOU A QUEIXA CONTRA ARAS POR PREVARICAÇÃO: SINUCA DE BICO

No famigerado "inquérito" das notícias falsas, como poderia Augusto Aras, o Procurador da República, prevaricar se era ele quem deveria ter feito a denúncia? Como profetizou Padre Cicero do Juazeiro, a roda grande girou dentro da pequena e já chegou travada em Aras. Tanto na Matemática quanto no Direito existe aquele inevitável momento no qual se tem que decidir se 1 é  ou não, igual a 0. Os momentos estão chegando e apertando Moraes, o qual já pendeu gente demais!

domingo, 22 de agosto de 2021

Bolsonaro e Mourão: quanto mais brigarem mais estarão unidos

Mourão só quer a paz. Passou a vida toda no Exército se preparando para a Guerra e conseguiu a sorte de se aposentar sem ela chegar. Agora, que está aposentado e sossegado, por que iria querer confusão? Já o Bolsonaro, é o contrário disso, pois passou a vida toda se preparando para a confusão na qual o destino o colocou milagrosamente (não falo de facada e sim da desmoralização completa dos candidatos a presidência do Brasil). Porque iria querer sossego agora? Tem que ir para a Guerra e está. Esta dupla dinâmica é como o “Yin Yang” da cultura chinesa, inseparáveis.

Mário Frias: gênio

Falou que tratar Sérgio Reis como ameaça compromete a cultura nacional. Essa frase é histórica, lógica e poética demais para ser falsa. Depois dessa frase tudo muda, pois Frias demonstra sutilmente que a ameaça do sem plumagem não existe. 

Impeachment de Moraes é bem feito

O pedido de impedimento do Ministro Moraes está bem feito (https://static.poder360.com.br/2021/08/Impeachment-Alexandre-Moraes-Bolsonaro.pdf).

Aras e as traquinagens políticas

Aras e seus assessores são grandes juristas (o MP é de bons concursados!). Estão muito pouco preocupados com quaisquer manobras. Sabem onde estão pisando e cada pisada é firme. E não compactuam com ações que jogam a Teoria de Montesquieu na lata de lixo, pois sabem da luminosidade que ela significa para a Humanidade.

quinta-feira, 19 de agosto de 2021

sábado, 14 de agosto de 2021

As estripulias políticas do Brasil atual

Não é mistério para ninguém que a China precisa do Brasil para tocar a sua indústria e também colocar comida na boca do povo de lá. As razões são diversas, talvez contingenciais, mas são reais. Nestes anos, Brasil e China se transformaram em dois grandes parceiros comerciais a nível mundial. Bolsonaro entrou com uma política externa unilateral que forçou a China, e de quebra os países árabes, a se armarem plenamente contra esta unilateralidade. Isso é coisa muito mais forte do que ideologias, vimos amostra expressiva no caso da tentativa de transferência da embaixada brasileira para Jerusalém. É óbvio que a China, o país credor do Mundo (têm dinheiro sobrando!), armaria uma forte estrutura diplomática e também de pressão política, pois todos os impérios são assim. O Mourão ainda alertou Bolsonaro para o problema. O Biden está no sufoco tentando manter os democratas no poder e preservar o que restou de forte na estrutura vencedora em relação ao Trump (está difícil). A situação dele é péssima, pois nunca vi os EUA mandar soldado para ajudar a fugir! Mas a China só tem de muito bom a grana nas mãos do governo, pois está tendo pressões externas (litígios com os vizinhos!) e também internas (uigures e demais populações mulçumanas, Taiwan, etc.!). Sem contar que os EUA está estrategicamente, caladinho, organizando as forças dos aliados e tentando responsabilizar a China pela desgraça da Covid-19. E o restabelecimentos dos talibãs não será coisa sossegada para ninguém, mormente se começarem a a interferir na política interna dos países com minorias mulçumanas. Se já venceram o UK, a União Soviética e os EUA, porque terão medo de suas cabeças serem esmagadas contra a muralha da China!? Todo mundo pensava que o poderoso EUA ou a Rússia fossem conter o Erdogan ou o Exército do Egito. Os dois exércitos, mormente o do Erdogan, simplesmente arrebentaram e pronto! O mundo não está para amadores aventureiros ousados, cada um tá na sua, até os EUA não se mete mais em confusão de ninguém. A China, nunca se meteu, faz parte do "modus vivendi" dela.

Embaixador chinês e a prisão de Roberto Jefferson.

Embaixador é como juiz de futebol.  É personagem central de grande importância, mas não pode aparecer muito.  Desde ontem os jornais falam no embaixador chinês que comemorou a prisão do Roberto Jefferson. Por mais que o embaixador tenha estudado o Brasil, ele jamais compreenderá mais do que 80% deste presidente do PTB. Mas porque ele fez o que fez? Nunca vi coisa parecida no Brasil, onde os embaixadores geralmente são muito discretos. A esta hora o PCC já pode estar a analisar o caso. Afinal, o Jefferson é presidente do PTB, um dos mais antigos partidos trabalhistas brasileiros. Não entra na minha cabeça que tenha sido atitude muito bem pensada, deliberada. Nunca fui diplomata, não faço a menor idéia de como funciona essa profissão.  Mas sou humano e sei como funciona a euforia.  

sexta-feira, 13 de agosto de 2021

A prisão preventiva de Roberto Jefferson

Li há pouco que o Roberto Jefferson foi preso em prisão preventiva. Na reportagem não é explicado o crime. Dizem que teria sido por ataque à democracia. Mas sobre o ataque criminoso, não vi esclarecimentos. É  importante que os meios de comunicação profissionais digam o dia, a hora, o lugar, as ações praticadas e as circunstâncias, bem como as demais pessoas envolvidas nesse suposto crime do Roberto Jefferson.  Caso contrário, brevemente ele poderá se tornar um mártir, mormente se ele, um idoso doente vier a falecer por consequência da prisão. 

quarta-feira, 11 de agosto de 2021

Joice Hasselmann

Qual será o próximo assunto? Eu penso que o caso Joice Hasselmann vai voltar.  Pois ainda não ficou esclarecido nem mesmo para ela.

terça-feira, 10 de agosto de 2021

Voto auditável vai esperar o Senado

O Governo tem ampla maioria na Câmara. Porém, não suficientemente grande para eleger propostas polarizadas, isto é, propostas nas quais os partidos se dispõem radicalmente contra ou a favor do Governo. Esse procedimento de liderança infelizmente anula o deputado individual. Isso não é bom, pois é monopolizador. De agora pra frente,  PECs não serão aprovadas. Mas as leis serão, haverá o rolo compressor. Ainda existe a esperança de a proposta passar no Senado. 

Quiseram encher o saco e conseguiram, mas só o trompetista "roubou a cena"

O evento ocorre desde 1988, há exatos 33 redondos anos, sendo interno, das forças armadas. Não tem nada a ver com Congresso Nacional. Superdimensionaram, para encher o saco dos militares e do Presidente. Ganhou as ruas, virou evento da esfera pública habermasiana. Mas graças a Nosso Senhor do Bom Fim, teve bom final. Do PT, pra valer, só o trompetista apareceu (PT quase não mobiliza mais ninguém!). Mas nada houve de ruim com ele, só perdeu o trompete, dizem. Eu acredito que a própria PM, se ele provar que houve culpa exclusiva dos policiais, pode ressarcir. De agora em diante ele terá boa amizade com os músicos da PM do DF, pois terão história em comum. E venceu a Democracia, a lei e a disciplina!

VIVA O BRASIL, ABAIXO OS QUE QUEREM FAZER TEMPESTADE EM COPO D’ÁGUA E COLOCAR BRASILEIROS CONTRA BRASILEIROS!

Fux não foi e o trompetista "roubou a cena"

O tal trompetista tentou imitar o chinês que "parou o tanque" na praça da paz celestial há redondos 30 anos. O trompetista não conseguiu o seu intento, inclusive porque não tinha o mesmo ânimo do chinês. Também se mostrou muito previsível, pois foi a PM do DF, que estava ao lado, a força de segurança que o pegou. O levaram para a delegacia mais próxima e em seguida o liberaram (perfeição de abordagem policial!). O evento que o trompetista tentou atrapalhar é um evento usual, realizado há 33 anos (idade de Cristo!), e que não tem nada a ver com Câmara dos Deputados. Mas a oposição misturou as coisas, fazendo veladas acusações de que o Governo estaria fazendo pressão. Nada a ver! A caravana passou normalmente, salvo este trompetista, um dos poucos ainda dispostos a defender, inclusive com o sacrifício de seu trompete, o partido associado aos propineiros do Mensalão e da Lava-Jato. Parabéns ao Exército Brasileiro (em sentido lato!), ao seu Comandante e ao trompetista. Este, ajudou a mostrar que o país é, sim, democrático. Diante da situação forçada por partes da Imprensa e do Congresso Nacional, o evento ficou superdimensionado e Bolsonaro foi obrigado a fazer o convite às pressas (o evento era interno, do Poder Executivo, da Marinha, mas transbordou para a Esfera Pública Habermasiana!). Em face da leitura histórica (e não, política e de segurança!) que sempre tenho feito, eu acreditava que Fux iria. Mas ele priorizou outros fatores que julgou mais convenientes, em concordância com a decisão anterior de suspensão da reunião entre os Poderes. A caravana militar ocorreu normalmente, provando que uma coisa nada tinha a ver com a outra. 

Adendo: estou em dúvida se Bolsonaro fez convite às pressas, em face de reportagem recente que vi há pouco na Globo.

segunda-feira, 9 de agosto de 2021

As Forças Armadas serão recepcionadas por todos

BATALHA DOS GUARARAPES
Quadro de Victor Meireles

Em conformidade com o Jornal Nacional, o desfile dos carros do Ministério da Defesa já estaria marcado antes da marcação da votação do voto auditável. Parece que mal intencionados querem fazer tempestade em copo d'agua. Os carros blindados vêm do Rio de Janeiro e, obrigatoriamente, passarão por Brasília. É coisa tradicional, feita há anos. As forças militares merecem respeito de todos nós. Bolsonaro fez bem em convidar os demais chefes de poderes e eliminar qualquer mal entendido, conforme segue: 

 "Sr. Presidente do ... STF, Câmara Federal, Senado, TCU, TSE, STJ, TST, Deputados, Senadores : Como ocorre desde 1988, a nossa Marinha realiza exercícios em Formosa/GO. Como a tropa vem do Rio, Brasília é passagem obrigatória. Muito me honraria sua presença amanhã na Presidência (08h30), onde receberei os cumprimentos da Força e lhes desejarei boa sorte na missão", diz o texto em que Bolsonaro destaca que é "Chefe Supremo das Forças Armadas." (https://extra.globo.com/noticias/brasil/apos-criticas-bolsonaro-convida-chefes-do-judiciario-do-congresso-para-ver-desfile-de-blindados-25148518.html). 

Desde a Batalha dos Guararapes, as Forças Armadas têm sido fator de União Nacional. Nenhuma das autoridades deixará de participar deste momento.

sábado, 7 de agosto de 2021

Os guardiões da democracia versus Bolsonaro.

A Globo conseguiu desviar o foco. O que era o tema quente do momento, análise  das ilações do Presidente em relação às investigações sobre as falhas das supostas urnas opacas do TSE, foi substituído pela inesperada presença de Sarney, FHC e Michel Temer no Jornal Nacional.  

DESENHANDO A EXPLICAÇÃO DO ACIMA DITO: as pessoas estão se perguntando: 

1) porque Collor, Lula e Dilma não participaram?

2) porque só Moraes e Barroso participaram e os demais, não? 

3) E Ciro Gomes, candidato garantido, porque não participou? 

4) Foi uma manobra político-elitista da Globo?

5) porque não rebateram as colocações de Bolsonaro em sua entrevista bombástica com Neto? 

Se colocaram como guardiões da democracia, mas a adesão parece que foi pouca, inclusive a popular.

quinta-feira, 5 de agosto de 2021

Fux fez certo em suspender a reunião

Vamos botar a mão na consciência. Fux fez certo em suspender a reunião entre os Poderes. Tem gente entendida que entende até que não deve haver mesmo. Mas a verdade é que agora não é bom, o clima está pesado. Fux é muito mais ajuizado do que se pensa. Aliás, é juiz mesmo, 100%, salvo o jeito da nomeação, a qual ele mesmo tem questionado desde que entrou. Bolsonaro também não é doido, deve ter gostado da suspensão. E os demais, gostaram mais ainda. Essa reunião, muitíssimo rara, deve ter hora adequada. Eu sugiro a véspera de Natal, longe de Brasília! 

Só no BBB não tem urna auditável.

Sem mais delongas: 

"Só Brasil, Bangladesh e Butão utilizam urna eletrônica sem haver comprovante impresso". Publicado em 5 de agosto de 2021 por Tribuna da Internet. 

Fonte: http://www.tribunadainternet.com.br/so-brasil-bangladesh-e-butao-utilizam-urna-eletronica-sem-haver-comprovante-impresso/