sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Cavalgada da Missão dos Aroazes

De 27 a 29 de setembro de 2018 será realizada na cidade de Aroazes, Piauí, a "II Cavalgada da Missão dos Aroazes". Trata-se de uma festa diferente, maravilhosa e encantada que tem como temática a história da colonização do Piauí, a mais isolada e sofrida colonização da história, na qual seres humanos foram colocados à sua própria sorte, para construirem e viverem no que a princípio seria o inferno sob a Terra. Muitos degredados, poucos culpados e alguns vítimas da inquisição. As vítimas deste cadinho têm provado ao longo destes trezentos anos que o ser humano é capaz de reagir contra a construção de qualquer inferno, quando é guiado pela Ordem de Cristo. Trata-se de uma festa que comemora a vitória do ser humano sobre qualquer determinismo que tente lhe impor o inferno sob a Terra. 

Resolvi fazer esta postagem porque hoje à tarde o velhinho na praça, a poucos metros da indiazinha, me disse: "Meu pai tem quase cem anos e o avô meu viveu 104. Me disseram: Os primeiros de Aroazes foram os anõezinhos que os padres levaram e ficaram nas terras deles"Isto é que nos diz Padre Carvalho de "Nossa Senhora da Conceição dos Rodelas" de Cabrobó e o Governador do Maranhão João da Maia da Gama ao Rei de Portugal em 1728.




















sábado, 22 de setembro de 2018

Esta eleição fez sua primeira vítima fatal

Trata-se de FHC, o qual está sem liderança e sem votos depois do fracasso de seu candidato e de seu pedido de  reunião. Após a eleição, com a vitória de Anastasia, este passará a ocupar a liderança do PSDB nacional enquanto o PSDB de São Paulo se ajeita. Anastasia é a reserva especial do PSDB. FHC não tem idade suficiente para se levantar depois da trombada que levou.

sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Ciro Gomes disputa a eleição da vida dele

Porque Ciro Gomes xingaria o doente Bolsonaro, falaria mal de FHC e diria que este se unirá ao PT, logo no dia em que ele, Ciro, teve subida nas pesquisas eleitorais? (https://www.em.com.br/app/noticia/politica/2018/09/21/interna_politica,990794/apos-criticar-cultura-do-odio-ciro-gomes-xinga-bolsonaro-em-goiania.shtml). Alguns poderão achar que é porque ele é nervoso mesmo. Será só isso? Eu penso que Ciro está aproveitando o vácuo deixado por Haddad e tentando ultrapassá-lo. Ciro visa o voto dos indecisos e, exatamente por isso, tenta chamar atenção. E está conseguindo. Ao xingar Bolsonaro, não só chama atenção, mas se aproveita da rejeição deste, tornando-se o anti- Bolsonaro não petista. É uma tática arriscada, mas é a única que pode levá-lo para o segundo turno. Afinal, já xingou tanto, um a mais um a menos não vai fazer muita diferença. Com tanta ladroagem, ser chamado de xingador soa até como elogio. E o que o povo quer é um confronto final entre os mais honestos, sejam quais forem os defeitos que eles tenham. Seria até bom que virasse moda! Com o segundo turno reservado para análise das outras virtudes e defeitos menos danosos.

O dia em que FHC pediu penico

Após ver seu candidato totalmente perdido, FHC tentou sua última jogada política, convidando as forças centrais para combater as forças extremais ou periféricas. Não colou. Ninguém se interessou pela proposta dele, pelo "canto da sereia". Ele já não é mais o centro das atenções. Ciro Gomes refutou a liderança dele de forma veemente. E certamente será seguido pois, em tempo de eleição, a última coisa que interessa é proximidade com quem expulsa os votos. 

Ciro Gomes diz que não vai à reunião do fracasso

ctv-kvv-ciro-gomes

‘É mais fácil boi voar de costas’, diz Ciro sobre apelo de FHC para unir o centro (http://tribunadainternet.com.br/e-mais-facil-boi-voar-de-costas-diz-ciro-sobre-apelo-de-fhc-para-unir-o-centro/). Logo agora que ele está subindo nas pesquisas? Atender à reunião dos sem votos? Só se ele estivesse doido. Ele pode até ser zangado, mas de doido ele está muito longe!

FHC e a reunião dos fracassados!

FHC, após o total fracasso da candidatura de seu candidato vem com este papo de reunião contra os radicais. Porque não reuniu antes? Se o seu candidato estivesse bem, será que ele estaria com esta conversa, pedindo reunião? Será que ele pensa que vai convencer alguém a participar desta reunião do fracasso?

Haddad e o indulto a Lula

O candidato do PT se perdeu e eu explico. Existem dois tipos de brasileiros: aqueles cujas famílias nunca tiveram um familiar preso e aqueles em cujas famílias existiram familiares presos. Estes últimos jamais aceitariam o indulto de outros sem que houvesse o indulto para os seus. Quanto aos primeiros, estes é que não aceitarão mesmo a perda da isonomia que deve existir. A pesquisa do DATAFOLHA detectou este vacilo cometido pelo candidato do PT. Até que seja absolvido pelos tribunais, Lula é um réu condenado, preso e considerado perigoso para a segurança da sociedade.

quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Haddad não transfere os votos de Lula nem no Piauí


https://josiasdesouza.blogosfera.uol.com.br/

Haddad fracassou. No Piauí, onde se esperava a maior transferência, só conseguiu a metade. Dilma teve 80% na última eleição e Haddad só tem 41% agora. E o candidato a governador em exercício, do PT, está muito bem, inclusive com rejeição pequena. Os prefeitos, com medo de perderem votos, não querem se envolver na briga nacional. E a coisa está sendo decidida na internet, onde o Bolsonaro está armado e o Ciro Gomes muito agressivo. Acaba de sair um resultado no DATAFOLHA muito bom para Ciro Gomes, o qual está crescendo, caminhando para o percentual de votos que sempre teve nas eleições passadas:


Jair Bolsonaro (PSL): 28%; Fernando Haddad (PT): 16%; Ciro Gomes (PDT): 13%; Geraldo Alckmin (PSDB): 9%; Marina Silva (Rede): 7%; João Amoêdo (Novo): 3%; Alvaro Dias (Podemos): 3%; Henrique Meirelles (MDB): 2%; Vera Lúcia (PSTU): 1%; Guilherme Boulos (PSOL): 1%; Cabo Daciolo (Patriota): 0%; João Goulart Filho (PPL): 0%; Eymael (DC): 0%; Branco/nulos: 12%; Não sabe/não respondeu: 5% (http://tribunadainternet.com.br/bolsonaro-28-haddad-16-ciro-13-alckmin-9-e-marina-7-diz-o-datafolha/).

Tudo indica que brevemente Ciro irá ultrapassar Haddad. Teremos uma eleição realmente eletrizante! 

quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Ciro e Marina perderam tempo e votos paparicando Lula

Na busca pelo voto o candidato tem que tentar pensar como se fosse o eleitor cujo voto ele quer adquirir e também tentar pensar como o eleitor cuja intenção de voto ele quer preservar. Não é coisa fácil, muitas vezes precisa de sorte. Os candidatos que paparicaram Lula temendo perder votos ou adquirir os votos do cacique, quebraram a cara. O Lula os usou enquanto pode para fazer a maior transferência possível para seu "chegado" Haddad, o qual poderá realmente empreender uma libertação do capitão mor do PT, como foi amplamente falado nos últimos dias. Ciro fez tudo o que pôde para ser candidato do PT, e seria um candidato com a cara da vitória certa. Mas Lula, deu um verdadeiro elástico em Ciro (para quem não viu, elástico era o drible desconcertante de Rivelino, o maior jogador do Corínthians Paulista!), por pura vaidade, correndo o risco de jogar a bola fora de campo. Ciro foi leal, pois praticamente parou a sua campanha esperando o apoio do PT, o qual sempre soube que Lula seria indeferido. Se Ciro tivesse esquecido Lula e partido com força para a campanha, certamente teria muito mais do que os 11% que tem agora, pois em todas as eleições presidenciais, sempre teve muito mais do que isso. O mesmo ocorreu com Marina.

domingo, 16 de setembro de 2018

Prioridade de governo: soltar um preso?

Primeiro Lindberg teria dito que Lula escolheria ministérios de Haddad. Agora, Pimentel teria dito que Haddad libertaria Lula no primeiro dia de governo, ou seja, teria como prioridade soltar um preso (https://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/eleicoes/2018/09/16/pimentel-diz-que-se-eleito-haddad-libertara-lula-no-1-dia-de-governo.htm). As lideranças do PT não precisam estar a dizer estas coisas, pois elas não ajudam em nada a situação do Lula ou do próprio PT.

sexta-feira, 14 de setembro de 2018

Maduro aguentou um ano: e agora?

Venezuela y China firman 28 acuerdos de áreas de energía, minería y tecnología

Em agosto do ano passado em dizia que se Maduro não caísse em decorrrência da asfixia econômica imposta pelos EUA dentro de um ano, Trump deveria ter um plano B (https://pyaugohy.blogspot.com/2017/08/trump-expulsa-maduro-do-paraiso.html). Maduro resistiu e ainda criou problemas para os vizinhos, mormente para Brasil e Colômbia, com a imigração em massa de desempregados (871 mil só na Colômbia!). A Venezuela exportou os seus desempregados, ficou com a sua mão de obra qualificada e agora está a fazer acordos comerciais bilionários com a China próspera, poderosa e altamente perigosa (tem armas demais!) de Xi Jinping, o qual está, também, perene. Pode haver substituição da simbiose econômica secular entre EUA e Venezuela, com grande perda para os EUA. E o pior é que com bilhões investidos na Venezuela, quem quiser fazer guerra com esta, vai ter que levar a China em conta, afinal, ninguém quer jogar dinheiro no lixo. Os ponteiros do relógio agora correm contra os EUA.  O perigo não está na Síria e nem na Ucrânia, está bem perto de nós.

quarta-feira, 12 de setembro de 2018

É legal Lula escolher ministérios de Haddad?

O PT está se afundando cada vez mais. Falam que Lindberg Farias teria dito que Lula escolheria os ministros de Haddad, caso este seja eleito (https://www.msn.com/pt-br/noticias/eleicoes/lindbergh-farias-diz-que-lula-vai-escolher-ministérios-de-haddad/ar-BBNfNMR?ocid=wispr). Sendo verdade esta afirmação, este senador coloca a candidatura de Haddad em dificuldades. Dificilmente Haddad não será questionado a este respeito.

terça-feira, 11 de setembro de 2018

BOLSONARO ESCAPA POR UM TRIZ, DE NOVO!

Devido ao atentado, o resultado judicial de hoje ficou um pouco desapercebido. Mas para a carreira política de Bolsonaro era decisivo, pois se ele tivesse se tornado réu por racismo, a situação ficaria insustentável, pois este crime é muito mais grave do que todas as pendengas jurídicas nas quais ele já se envolveu, juntas. Era um caso de ponderação (direito de expressão versus racismo) e esta foi a sorte dele, pois neste caso costuma-se levar em conta a situação concreta mais abrangente. Levar uma facada é um azar grande. Salvar-se da que ele se salvou, muita sorte. Foram duas sortes seguidas que ele teve. Convém respeitá-las ao máximo e se cuidar, ponderar as palavras, as ações e os gestos. Se quiserem que sua campanha seja vitoriosa terão que abandonar os excessos eliminando qualquer menção a violências e diminuir a rejeição, a qual poderá murchar se não se precipitarem.  

Ciro também não é Haddad

Política não é ciência, é um complexo onde tudo se mistura, valendo muito a arte. Muitas vezes, horrível, mas arte, não poética, mas arte! Nela o nível de incertezas às vezes é assustador. Vejam o caso do PT, o qual, para sobreviver, terá que deixar Bolsonaro em paz. E concentrar-se em demolir o Ciro Gomes se quiser sobreviver. A parte científica da Política diz claramente que se Bolsonaro e Ciro forem para o segundo turno, o PT praticamente desaparecerá. Derrubar Bolsonaro neste momento é praticamente impossível, a não ser que seja no tapetão. Mas no tapetão os militares jamais aceitarão. Resumindo: para o PT, Ciro não poderá ir para o segundo turno. E o pior de tudo é que terminou a encenação, Lula já está descartado, pois Lula não é Haddad, e o recíproco disto também não vale, pois esta relação é reflexiva. 

sexta-feira, 7 de setembro de 2018

SUS salva Bolsonaro

Vivi numa região muito atrasada e violenta, onde se praticava com frequencia os duelos com facas. Era comum o esfaqueamento. E se dizia que uma pessoa esfaqueada no bucho jamais seria a mesma. E até acompanhei alguns casos, onde a pessoa mudava mesmo, principalmente em relação à valorização da vida, dos outros e da comunidade. No caso de Bolsonaro (vejam, ontem ele foi operado pelo SUS: https://piaui.folha.uol.com.br/sus-salva-bolsonaro-por-r-36706/) ele realmente se salvou por um milagre, pois já havia perdido muito sangue, a situação estava tecnicamente caótica e precisou do místico "estalo", a intuição que só os iluminados do momento, como o Dr. Oliveira Junior, podem ter. E fica difícil dizer que não foi Deus! Independentemente de qualquer coisa, Bolsonaro deve fazer uma grande reflexão (pelo modo como falou, penso que já fez!) sobre a segurança primordial, que é a do SUS. O Dr. Oliveira Júnior o salvou por apenas R$ 367,06.

quinta-feira, 6 de setembro de 2018

Tentativa de matar Bolsonaro

Vi as imagens. Não deixam muita dúvida. Ficou muito claro quem são os perigosos deste país. É uma situação vergonhosa os homens honestos terem que viver eternamente sufocados pelos larápios e assassinos. 

terça-feira, 4 de setembro de 2018

Como pode Haddad ser Lula?

Quem estuda o método de demonstração por absurdo sabe que ele começa com uma afirmação falsa e segue uma sequência finita de passos verdadeiros dentro de uma lógica que acaba concluindo um absurdo. Pois bem, o PT acaba de concluir que Lula é Haddad... Se Lula é Haddad e Lula tem 30% da preferência de votos, então Haddad teria também 30%. Ora, mas se Lula é Haddad e Haddad tem 4% da preferência de votos, então Lula também deveria ter apenas 4%. Se Lula é Haddad, então Haddad deveria estar condenado e preso, pois esta é a realidade de Lula. Então, querem que Lula seja igual a Haddad só nas coisas favoráveis a Haddad. Isto viola o princípio da identidade e deturpa a essência do verbo ser. Agiu muito bem o TSE (https://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/eleicoes/2018/09/04/tse-suspende-insercao-de-tv-eu-sou-lula-e-impoe-5-derrota-ao-pt.htm), pois às crianças não convém assistirem violações das leis e muito menos dos princípios básicos da lógica. 

domingo, 2 de setembro de 2018

Fogo no Museu Nacional

Era o grande museu na nação brasileira. Lá estavam o meteorito de Bendegó, o fóssil Luzia, que levaram de MG e mais 20 milhões de itens. Inclusive as grandes pinturas nacionais. Falam que quase tudo se foi. Eu próprio estive neste museu e gostei de tudo o que vi. Dona Luzia Perpétua, uma das mais ricas do Brasil da época, recebeu de Dom João VI a incumbência de adquirir as pinturas para o museu e, muito dinheiro adquirido com o ouro das minas gerais, foi gasto nestas pinturas.  Agora tudo se perdeu. Não dá nem para se calcular o tamanho do prejuízo. Quando é que vai cair outra pedra de Bendegó, ou as "Niedes Guidons" acharem outras Luzias? Mas não se preocupem, pois as $autoridades$ já-já vão dizer que amanhã mesmo tudo vai começar a ser recuperado.

sábado, 1 de setembro de 2018

Julgamento de Lula no TSE: onde está a lógica?

Disseram que julgaram o pedido de Adad para ser vice. Ótimo, Adad então se enquadra nas condições de candidato a vice. Então, ele pode ser candidato a vice de alguém que pode ser candidato a presidente. Mas ele jamais pode efetivamente ser vice de alguém, como Lula, que não pode ser candidato a presidente. Portanto, Adad, não é candidato a vice de Lula. O tempo de televisão do candidato a presidente do PT não pode ser de Adad, pois ele não é vice de alguém que ainda não existe. A verdade é que Adad tem do TSE uma declaração de que  satisfaz às condições para ser candidato a vice (as quais, são as mesmas para presidente). Logo, pode nestes dez dias simplesmente apresentar as candidaturas que quiser, de vice ou de candidato a presidente. Mas a boa lógica devia ser assim: INDEFERIMOS a dupla, o PT tem o prazo legal para enviar nova dupla. Se não houver fato novo que inviabilize Adad, ele pode, sossegado, ser candidato a vice ou a presidente. Essa estratégia confusa não ajuda em nada ao PT. Ficam dando ao eleitor a impressão de que são confusos!