Discentes:
a) 793/3
= 265 votaram;
b) Total
de alunos eleitores: (aproximadamente 3888. Fonte http://www.ifpi.edu.br/Sitio_arquivos/[B@6c13d1.pdfRel_AK.pdf);
c) Percentual
de comparecimento: 6,8 %.
Docentes:
a) 255/3
= 85 votaram;
b) Total
de docentes eleitores: 275;
c) Percentual
de comparecimento: 30,9 %.
Técnicos
Administrativos (TAs):
a) 333/3
= 111 votaram;
b) Total
de TAs eleitores: 128;
c) Percentual
de comparecimento: 86,7 %.
Tendo em conta o fato de que existiam três grupos
fortemente interessados em mostrar força nesta primeira etapa do processo
eleitoral, os números indicam que estes grupos não conseguiram mobilizar os
eleitores. Até os TAs, que geralmente votam em quase 100%, tiveram uma elevada
abstenção. No caso dos professores, a participação ficou restrita aos
apoiadores diretos dos três pré-candidatos que estavam “mostrando força”. O
resultado foi pouco animador para eles, pois indica uma eleição completamente
aberta para reitor do IFPI, com forte rejeição aos mesmos. Em particular, o
resultado nos fortalece bastante, já que fomos o único que até agora
apresentou uma proposta diferenciada, inovadora e socialmente
convincente: ELEIÇÕES DIRETAS
PARA TODOS OS CARGOS COMISSIONADOS E GRATIFICADOS DO IFPI. Peço aos colegas que façam em seus
“campi” a análise que fizemos e, se possível, enviem para o e-mail abaixo.
Lossian
Barbosa Bacelar Miranda.
lossian@oi.com.br
__________
Adendo (Dia 30/11/2012). Os índices de não comparecimento acima são ligeiramente menores do que os apresentados devido aos votos brancos e nulos e aos possíveis votos dados pelos eleitores a menos de três candidatos (eleitores podem ter votado não exatamente em três candidatos). Infelizmente os dados fornecidos pelas fontes do dia 28/11/2012 (http://www5.ifpi.edu.br/attachments/article/833/ResultadoApura%C3%A7%C3%A3oComissaoEleitoral.pdf) e do dia 30/11/2012 (http://www5.ifpi.edu.br/attachments/article/839/atahomologacaoeleicaocomissoeslocais.pdf) não nos permitem um cálculo preciso.
Lossian Barbosa Bacelar Miranda.
Lossian#oi.com.br
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