terça-feira, 25 de dezembro de 2012

O Papai Noel Educador


   Nicolau de Mira (* próximo de 270 em Patara-Turquia  /  + 06/12/342, em Patara-Turquia), “Taumaturgo”, “São Nicolau de Bari”, “Papai Noel”;
Padroeiro da Rússia, da Grécia e da Noruega, Reino de Nápoles, Sicília, Lorena e várias cidades da Itália, da Alemanha, da Áustria, da Bélgica, da Holanda e da Suíça.
Patrono dos guardas noturnos da Armênia, dos coroinhas em Bari-Itália (onde estão seus restos mortais), e dos estudantes em Portugal, mormente em Guimarães, berço deste país e do cristianismo na Península Ibérica;
Foi encarcerado no reinado de Diocleciano (284-305) e libertado na ascensão de Constantino;
Segundo a tradição alemã,

São Nicolau visita as casas, perguntando: “Há aqui algum menino mau?” Todos respondem:  “Não, Sinterklaas, aqui todos somos bons”. “Todos?” — pergunta o bispo. “Sim, Sinterklaas”. Então o santo distribui bombons a todas as crianças. Quando alguma delas não se portou bem durante o ano, em vez de bombom, o santo dá-lhe um pedaço de carvão” [http://www.catolicismo.com.br/materia/materia.cfm/idmat/0903ED0B-9CFC-7744-B274A8C978C5D2AC/mes/Dezembro2011].


Alemanha. São Nicolau acompanhado de seu escudeiro mouro Pikkie (Fonte

A tradição de Papai Noel vem do fato de São Nicolau, que era rico e sobrinho do Bispo de Mira (hoje Demre-Turquia) quando o mesmo era adolescente, ter jogado escondido pela janela da casa de um senhor de Patara, moedas para o pagamento do dote de casamento de suas três filhas, as quais este senhor pretendia prostituir.
No primeiro Concílio de Nicéia, em 325, São Nicolau agrediu um bispo defensor do arianismo (corrente religiosa cristã da qual surgiu a irmandade polaca "Frater Polonorum", precursora do Iluminismo) e perdeu seu bispado, tendo-o reconquistado posteriormente quando as idéias de Ario foram banidas do Império Romano. É reconhecido como o santo educador, pois foi o primeiro a se preocupar com a educação, mormente das crianças e das mães destas.
Padre Quevedo assinala que São Nicolau revitalizou seis mortos e que sua mão direita parmanece incorrupta até os dias atuais (Quevedo, Padre. "Os Milagres e a Ciência". In http://books.google.com.br/books?id=SNh7DcRyMgMC&pg=PA575&dq=nicolau+de+mira+maos+incorruptas&hl=pt-BR&sa=X&ei=m_rZUIulB-qH0QHbwoCoDw&sqi=2&ved=0CDQQ6AEwAA#v=onepage&q=nicolau%20de%20mira%20maos%20incorruptas&f=false).
Suas relíquias, roubadas em Mira por 62 soldados de Bari, foram colocadas na catedral de São Nicolau de Bari em 09/05/1807. Dizem que ainda hoje sai destas relíquias óleos milagrosos, pois este santo, segundo a tradição, fez tantos milagres quanto o próprio Cristo.
Conforme se vê a partir das informações acima, Papai Noel foi um personagem muito importante para a história do Ocidente e do Oriente. Na verdade, o que de melhor existe nele é a tradição “anaxagoriana” de educação, a qual remonta aos fenícios que viveram naquela região.  Em consequência, a história do Papai Noel é, acima de tudo, um capítulo da história da Educação.

Estátua de São Nicolau em Demre-Turquia

Tumba de São Nicolau na igreja de São Nicolau

     Esta pequena postagem foi um modo especial de desejar a todos os servidores da educação e alunos um Feliz Natal.

Lossian Barbosa Bacelar Miranda.
lossian@oi.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários