sábado, 10 de agosto de 2019

Porto de Luís Correia: desde Luís Carlos da Serra Negra, o pai

Comitiva Presidencial
Na administração colonial esse porto funcionou pelo menos desde que aqui chegou Luís Carlos Pereira de Abreu Bacelar, nobre português da Torre de Alvite do Couto de São Miguel de Refojos do glorioso Basto, o qual tirou sesmaria das Ilhas Canárias em 1736 em Belém do Pará. Deste tempo até a morte de seu homônimo filho, então Governador do Piauí em 1811, éramos a 5ª maior economia do Brasil, com forte exportação na agropecuária, com uso do porto da vila da Parnaíba. Em 1813 D. João VI anulou o testamento do rico governador Luís Carlos Pereira de Abreu Bacelar (chamado Luís Carlos da Serra Negra) decretando que 90% da produção das fazendas de Luís Carlos deviam ir (de graça!) para Pernambuco. Isto simplesmente deletou a economia do Piauí e destruiu a razão de ser, do porto, o qual foi desativado com o declínio das exportações. Após a Independência continuou a vigorar, na prática, o perverso decreto joanino de 1813 (Vejam a coincidência, (PSL+1 Presidente)PT=1813), pois além do Piauí ter se voltado para dentro em suas relações comerciais, o Visconde da Parnaíba não se interessou pela volta do comércio de exportação (por razões que dão um romance!). Está tudo muito bem explicado em https://pyaugohy.blogspot.com/2012/09/herois-do-jenipapo.html e em http://www.encontro2012.historiaoral.org.br/resources/anais/3/1340394649_ARQUIVO_DemonizacaoENHO2012UFRJ.pdf. Até certo ponto deletaram nossa economia porque nós, o magote de 400 degredados postos nos confins do mundo para morrermos, estávamos progredindo e ficando independentes. 
 Presidente da FECOMÉRCIO Valdeci Cavalcante 
Ontem eu tive a honra de receber do Dr. Felipe Mendes uma síntese cronológica do Porto de Luís Correia de 1804 a 12/10/1988, quando ele aprovou Emenda ao Orçamento da União para a conclusão da reconstrução do Porto. Durante toda a administração do PT houve propagandas e mais propagandas a dizer que o desejo nosso e de Felipe Mendes seria realizado. Só decepção! Neste momento a situação é a seguinte:
1) Valdeci Cavalcante (Presidente da FECOMÉRCIO), diz que recepcionará Bolsonaro no dia 14/08/2019 e pedirá a conclusão do Porto e administração pela FECOMÉRCIO;
2) O Governador do Piauí tira foto com empresários chineses supostamente interessados em construir e explorar economicamente o Porto; 
3) Eu, você e Felipe Mendes esperando o cumprimento das leis constitucionais. 

Será fácil Bolsonaro perceber que aquí entre nós a reconstrução do Porto significa vitória. Não sei se tem é dinheiro, mas os chineses, sim. Exatamente por isso, convém que ele abra os olhos, pois os dos chineses nunca estiveram tão arregalados!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários