segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Confirmado: Bolsonaro virá a Parnaíba

Não consegui localizar a agenda do Presidente da República para o dia 14/08/2019. No entanto, localizei a agenda do Ministro Andre Chermont de Lima para 14/08/2019: Acompanha o Senhor Presidente da República em visita oficial a Parnaíba, Piauí (https://www.gov.br/planalto/pt-br/acesso-a-informacao/institucional/presidencia/agendas-de-cerimonial/agenda-do-chefe-de-cerimonial-adjunto/2019-08-14).

Presidente libera trechos duplicados de rodovia no Rio Grande do Sul
Presidente Bolsonaro hoje no Rio Grande do Sul (https://www.gov.br/planalto/pt-br)

Agora, só um tsunami impede a inauguração da Escola Presidente Jair Messias Bolsonaro. E por ironia do destino, esta escola será localizada no antigo prédio Miranda Osório, cujo nome lembra o Tenente Coronel Manoel Pinheiro de Miranda Osório, o qual foi Secretário da Junta de Governo do Piauí recém-independente, conforme atesta um de nossos documentos históricos mais importantes, a Carta de Socorro enviada ao famoso Capitão Mor de Pilão Arcado Liberato Jozé Leite Pereira de Castelo Branco:

Ofício encaminhado pela Junta de Governo do Piauí recém-independente:

“Ilustríssimo Senhor
Não ser oculto a Vossa Senhoria o feliz acontecimento do dia 24/01/1823 no qual felizmente aclamamos a Nossa Independência e nosso Augusto Imperador mas tão bem lhe será manifesto que desta mesma província marchou com forças de tropas de linha milícias contra a Villa da Parnahiba por ter aclamado a Independencia, o ex-governador das Armas Fidié ao qual esta mesma Junta oficiou para que depuzesse o governo e entregasse o Governo da Força ao Capitão Miguel Pimenta de Sampaio, porém este homem querendo ser outro Madeira no Norte não somente não quis depor  o governo das Armas , mas ainda marcha com as forças que tem e tropas auxiliadoras do Maranhão a invadir a Província e derribar a Systema da Independencia. Hoje pelas sette horas da manha recebeo esta Junta hú Oficio em que certificava esta marcha pedindo forças para se opor contra este malvado. Nestas circunstancias marchamos com toda a tropa que temos mas ainda assim precizamos auxilio das Províncias independentes por que não sabemos ate honde a luta poderá chegar. Por essa razão tendo esta Junta pleno conhecimento de que Vossa Senhoria hé hú dos honrados Brazileiros que defende a honra da Nação e do Imperador e mesmo conhecendo por executor de Ordens por isso determinou mandar a Joaquim Pedro da Costa Lobo para de voz viva participar a Vossa Senhoria o perigo iminente em que está a Província e quanto hé precizo para Salvação da Pátria o prompto Socorro. Espera pois esta Junta no brio, honra e amor de Vossa Senhoria para com a Nação e o Augusto Monarca Protetor que não haja de faltar a hú dever tão sagrado pelo qual seo nome ficará imortalizado nos fastos da estória  = Sobre o número da tropa que Vossa Senhoria deverá mandar esta Junta não arbitra com peito certo, porém sim o maior possível e tudo bem armado maxime com armas de fogo e tudo mais quanto for a bem da Santa Cauza, o nosso enviado exporá a Vossa Senhoria. Deos guarde a Vossa Senhoria. Palácio do Governo de Oeiras, 16 de março de 1823. Manoel de Souza Martins Prezidente = Joaquim de Souza Martins Tenente Coronel Governador das Armas, Manoel Pinheiro de Miranda Ozório Secretário. Ignácio Francisco de Araújo Costa = Miguel Jozé Ferreira = Honorato Jozé de Moraes Rego.
Ilustríssimo Senhor Capitão-Mor Liberato Jozé Leite Pereira de Castello Branco” 
A ironia do destino fica mais nítida se notarmos que a rua onde está a "escola do Bolsonaro" (assim será o apelido!) chama-se "Rua Capitão Claro". Claro Luís Pereira de Abreu Bacelar, amigo de Miranda Osório, foi o único Capitão a participar de todas as fases da Guerra pela Independência do Brasil no Piauí. Essas coincidências têm significado histórico que ultrapassam o partidarismo infantil e todos devem ter clareza disso. A História não perdoa os que zombam dela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários